Empregados da Caixa aprovam instalação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV)

0

100_5322

Reunidos em assembleia específica na sede do Sindicato na noite desta quarta-feira (6), os empregados da Caixa Econômica Federal aprovaram por unanimidade o acordo aditivo que instala a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), cujo objetivo é a solução de pendências trabalhistas de ex-bancários sem que seja preciso recorrer à Justiça. O acordo é válido para a base territorial do Sindicato.

O projeto-piloto de CCV, negociado na última rodada da mesa permanente entre a Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados, e a Caixa, terá duração de três meses. Após esse período, passará por avaliação, podendo ser adotado por outros sindicatos. Qualquer ex-funcionário poderá tentar a conciliação no âmbito dessa Comissão, mesmo que já tenha ingressado com ação judicial. A CCV será composta por dois integrantes indicados pelo Sindicato e dois pela Caixa, com os respectivos suplentes.

Segundo o diretor do Sindicato Antonio Abdan, “é preciso entender a CCV como mais um canal que possibilita a resolução de questões trabalhistas entre a Caixa e seus empregados. A aprovação foi unânime pois todos entenderam que não custa tentar solucionar de forma amigável eventuais pendências”.

O interesse pela conciliação deve partir do ex-empregado da Caixa, que terá dez dias corridos para se manifestar sobre a demanda. Caso não haja conciliação, o requerente tem um prazo de 180 dias para tentar novo acordo via CCV. As sessões da Comissão ocorrerão no Sindicato.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília