Empregados comemoram aniversário da Caixa e vitória contra desconto dos dias de greve

0

No aniversário de 148 anos da Caixa, nesta segunda-feira 12 de janeiro, a festa foi dos empregados. A data foi marcada pela comemoração da vitória contra a pretensão da empresa de descontar na folha de janeiro eventual saldo de horas não-compensadas, referentes aos dias de greve.

 

A juíza Cilene Ferreira Amaro Santos, da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, concedeu na sexta-feira, dia 9, liminar determinando que a Caixa se abstenha de descontar as horas eventualmente não-compensadas, até julgamento do mérito da ação movida pelo Sindicato. O descumprimento da decisão judicial implicará em multa de R$ 500,00 por empregado prejudicado.

 

12012009_manifestacao_cef_168.jpg
Em ato realizado na porta da Matriz, em Brasília, os empregados saborearam o bolo da vitória oferecido pelo Sindicato e realizaram o enterro simbólico da famigerada CI Suape/Surse 107/08, editada pela empresa para impor o desconto de dias de greve ao arrepio da Convenção Coletiva firmada na campanha salarial.

 

“Na manifestação deste 12 de janeiro, lembramos a direção da Caixa que os bancários não se curvarão à sua truculência. Depois de derrotá-la na campanha salarial, estamos agora comemorando vitória também na Justiça. Não vamos baixar a guarda jamais para esse atentado ao direito de greve dos trabalhadores”, ressalta Wandeir Severo, diretor do Sindicato.

 

12012009_manifestacaocef_210.jpg
Durante o ato em frente a Matriz, a diretoria do Sindicato procedeu a leitura protocolar da decisão judicial e ressaltou a qualidade da assessoria jurídica prestada pelo escritório Crivelli Associados.

 

O desconto dos dias da greve na folha de pagamento de janeiro foi inviabilizado pela liminar. Resta saber se a Caixa continuará insistindo em atentar contra o direito de greve dos trabalhadores, gastando energia e recursos que deveriam estar sendo empregados em ações positivas, benéficas para a sociedade e o país.  

Clique aqui e veja a galeria de fotos