Exposição sobre povos originários do Brasil de Ricardo Stuckert fica aberta até 29 de fevereiro

0

O fotógrafo Ricardo Stuckert, profissional de trajetória marcante no fotojornalismo brasileiro, realiza a exposição Índios Brasileiros, na Aliança Francesa de Brasília, de 23 de janeiro a 29 de fevereiro. A mostra contempla registros do cotidiano de indígenas de 12 etnias, incluindo flagrantes de povos isolados.

Stuckert percorre o Brasil em busca de imagens de povos tradicionais e seus hábitos de vida desde 1997, a partir de um trabalho com o tema indígena para edição especial da revista Veja, publicada como Veja Amazônica. Foi fotógrafo da Presidência da República nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e segue acompanhando os passos dos ex-presidente. É o diretor de fotografia e de imagens exclusivas do filme Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que concorre ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário.

A exposição apresenta registros da beleza e da riqueza cultural dos povos indígenas feitos pelo fotojornalista desde o final dos anos 1990, com destaque para fotos da índia Yanomami Penha Goes, uma do início da série e outra feita 17 anos depois. Quando Stuckert a conheceu, Penha tinha 22 anos e um filho de dois. Na foto mais recente, ela estava com 39 anos e quatro filhos. O autor diz ter reconhecido os mesmos olhos vivos de antes.

Em 2016, Ricardo Stuckert sobrevoou a floresta Amazônica e conseguiu fotografar um grupo indígena isolado, identificado como índios do Maitá. Os registros renderam prêmios e menções internacionais após ganharem o mundo pelas páginas da National Geographic.

A exposição Índios Brasileiros acontece na Aliança Francesa de Brasília, a convite da Embaixada da França, como parte da programação do evento Noite das Ideias (La Nuit des Ideés), que tem sua primeira edição no Brasil, sediada simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A abertura da mostra, em 23 de janeiro, foi prestigiada pelo embaixador francês Michel Miraillet.

Índios brasileiros – Exposição de fotografia de Ricardo Stuckert
De segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 12h
Entrada franca
Local: Aliança Francesa de Brasília (SEPS Qd 708/907)

Da Redação