Em seminário, lotéricos definem pauta de reivindicações e estratégias de luta

0

Os trabalhadores e trabalhadoras em unidades lotéricas do Distrito Federal se reuniram na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília, no domingo (14), para a construção da Campanha Salarial de 2013. Eles participaram do 2º Seminário dos Lotéricos para debater e definir a pauta de reivindicações, que será entregue aos patrões nesta terça-feira (16), na capital federal.

As principais reivindicações aprovadas em assembleia realizada durante o seminário são: aumento real de salários, vale-alimentação e outras cláusulas econômicas, além de mais segurança e melhores condições de trabalho nas unidades.

“Estamos unidos para conquistarmos melhores condições de trabalho para lotéricos e correspondentes bancários”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.

“É importante utilizarmos a experiência do Sindicato dos Bancários de Brasília para o fortalecimento dos trabalhadores lotéricos”, completa a secretária de Imprensa do Sindicato, Talita Régia, que também participou do evento.

O seminário contou com painéis sobre o histórico de lutas dos trabalhadores do ramo financeiro. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) mostraram a evolução das conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho.

Também participaram do seminário o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília), Rodrigo Britto; a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) Fabiana Uehara; o diretor jurídico da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom-DF), Jacson Azara, e o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), José Avelino.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília