Em reunião com o BB, Sindicato reforça necessidade de mais contratações

0

A necessidade urgente de mais contratações para melhorar as condições de trabalho nas unidades do Banco do Brasil voltou a ser pauta de reunião entre o Sindicato e a Dipes (Diretoria de Pessoal), realizada na segunda-feira (15), e que contou com a presença da deputada federal Erika Kokay e de representantes de um grupo de concursados da instituição financeira (foto acima).

“Reforçamos junto ao BB que há um descompasso generalizado entre o ritmo das convocações e o número de bancários que deixam o BB, via aposentadoria, por exemplo, gerando um déficit na dotação que prejudica sobremaneira os trabalhadores, principalmente os lotados em agências”, afirmou o diretor Rafael Zanon, que representou o Sindicato na reunião. 

Zanon argumentou que o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) feito pelo BB no ano passado teve a adesão de 5 mil trabalhadores e que, em 12 meses (setembro de 2014 a setembro de 2015), o BB extinguiu 2.552 vagas, mesmo com o lucro nas alturas. “Por outro lado, as contratações foram reduzidas e essas vagas não foram repostas”, destacou, acrescentando que isso traz reflexos como piora das condições de trabalho, com sobrecarga de trabalho e mais adoecimentos.  

Após a reunião, o BB convocou mais 20 aprovados, o que para o Sindicato está longe de amenizar o problema da falta de dotação.

Luta intensificada

Essa reunião com o BB para tratar do tema contratações faz parte da estratégia de mobilização que conta com a ação do Sindicato, parlamento e também com a participação dos concursados.

Somente entre novembro e dezembro, por exemplo, foram dois encontros com os aprovados, na sede do Sindicato, quando foram traçadas estratégias de luta para pressionar o banco.


Manifestação dos concursados em frente ao Ministério Público, com a presença de Erika Kokay

Em uma das frentes de ação, eles apresentaram à deputada federal Erika Kokay, que também é bancária, um requerimento em que questionam a demora do banco em convocar os aprovados. Um dos pontos do documento questiona justamente a falta de reposição das vagas dos funcionários que aderiram ao PAI. Nesta quinta-feira (17), a deputada falou em plenário da urgência em se contratar mais funcionários para o BB.  
 
A reivindicação também tem sido pauta das mesas de negociação com o BB, inclusive durante a Campanha Nacional. Nova reunião com o BB foi agendada para o dia 29 de fevereiro para tratar do tema.

Renato Alves
Do Seeb Brasília