Em posse, Sindicato pede aos delegados sindicais mandato de lutas e realizações

0

Cpia_de_CEDOC-28082012_Posse_Delegados_Sindicais_-_fotosGuina_2

 

Em pleno Dia do Bancário, celebrado na terça-feira, 28 de agosto, o Sindicato empossou os quase 200 delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BRB na sede da entidade. Peças-chave para a organização da categoria nos locais de trabalho, os representantes, eleitos democraticamente pelos bancários, têm de imediato a missão de fortalecer a Campanha Nacional 2012, além de estreitar a relação da base com o Sindicato. Durante a cerimônia, os dirigentes sindicais propuseram um mandato de lutas e realizações.

 

Exaltados por bancários e dirigentes sindicais, os delegados sindicais foram classificados como imprescindíveis na organização dos locais de trabalho. “Vocês são essenciais para a nossa luta. Reforçam nossas mobilizações, incentivam os trabalhadores da base a participarem das lutas, além de ajudarem na comunicação entre o Sindicato e os bancários”, elencou a secretária de Imprensa do Sindicato, Rosane Alaby, que coordenou a mesa.

 

Secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa fez questão de enaltecer o trabalho de todos os delegados sindicais. “Para nós do Sindicato dos Bancários de Brasília é uma satisfação enorme contar com o apoio e o engajamento de todos vocês. Não é uma tarefa fácil. E, se estão aqui, é porque estão com disposição e vontade de contribuir com a categoria. Contamos com vocês”, frisou a dirigente.

 

Fazendo a diferença

 

Ao fazer uma breve análise de sua longa trajetória no movimento sindical, a presidenta da Associação dos Economiários Aposentados do Distrito Federal (AEA-DF), Marlene Dias, destacou que os delegados sindicais precisam ‘fazer a diferença’. “Não seja apenas mais um, faça a diferença e fortaleça nossa mobilização”, conclamou a bancária aposentada da Caixa, que também é diretora da Federação Centro-Norte (Fetec-CN/CUT). “As rosas têm espinhos, mas também muita beleza e perfume. Sejam todos bem-vindos à luta”.

 

Delegada sindical de 2005 a 2007, a diretora do Sindicato Cinthia Damasceno falou das dificuldades e do reconhecimento que a função proporciona. “Não é fácil ser um delegado sindical. Mas, mesmo diante de todas as dificuldades, é extremamente gratificante quando você vê seu trabalho dando resultado. Parabéns a todos que decidiram seguir na luta conosco”, bradou Cinthia.

 

Para Fabiana Uehara, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e do Sindicato, a função do delegado sindical extrapola a luta dos trabalhados por melhores condições de trabalho e salários. “É uma missão para toda a sociedade, que visa um país mais justo e solidário”. Ao final de sua intervenção, Fabiana voltou a enfatizar a necessidade de fortalecer a mobilização: “Se lutarmos, podemos perder. Se não lutarmos, já perdemos. Esse é o momento de lutar para sairmos vitoriosos”, finalizou.

Cpia_de_CEDOC-28082012_Posse_Delegados_Sindicais_-_fotosGuina_14

Composta somente por mulheres, a mesa de abertura da cerimônia refletiu o compromisso do Sindicato com a igualdade de oportunidades.

 

Em breve histórico sobre a criação da figura dos delegados sindicais, o advogado da assessoria jurídica do Sindicato Paulo Roberto lembrou que a função desses representantes está prevista na Constituição Federal. “Isso não é um favor dos bancos, é uma conquista de todos vocês, bancários”, destacou. “É num contexto de lutas que vocês tomam posse hoje”, acrescentou.

 

Certificados

 

Na sequência, os diretores do Sindicato entregaram os certificados para um delegado sindical representante de cada banco. Amaurílio Júnior foi o escolhido para receber o documento em nome de todos os delegados do Banco do Brasil. No mesmo dia em que tomou posse, ele completou 25 anos de banco. “Espero honrar esse mandato com trabalho e comprometimento”.

 

Bancária do BRB, Tatiane Hammemann representou os delegados do banco na cerimônia. “Apesar de ter ingressado no banco em maio passado, fui escolhida para representar os colegas da minha dependência. É com muito orgulho que assumo essa missão”.

 

Eleita pela quinta vez para o cargo, a empregada da Caixa Rafaella Gomes representou os delegados da empresa na posse. “Em todas as dependências que passei fui eleita delegada. Acho a função gratificante e espero colaborar em mais uma campanha da categoria”.

 

Antes do encerramento da cerimônia, Rosane Alaby declarou empossados todos os delegados. “Este ano, nossa luta não será nada fácil. Temos que ter firmeza para sairmos vitoriosos. Declaro todos empossados para intensificarmos ainda mais a nossa mobilização nos locais de trabalho”.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília