Em intensa negociação com o BRB, Sindicato consegue posição do banco favorável à renovação do ACT

0

Mais um grande avanço na luta pela defesa dos direitos das bancárias e dos bancários do BRB. As sondagens do Sindicato sobre a disposição do banco em renovar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) resultaram em reunião nesta quinta-feira (25) com o presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, na qual a reivindicação foi discutida e acatada.

Paulo Henrique disse no encontro com os dirigentes do Sindicato que o banco está disposto a renovar o ACT na sua integralidade, por dois anos, com reajuste seguindo o que for acordado em mesa de negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban.

No encontro, além da renovação do ACT, o Sindicato tratou também com o presidente do BRB da situação global da pandemia, das dificuldades e dos problemas gerados pela necessidade de prevenção ao contágio pelo coronavírus, assim como dos avanços conquistados na defesa da vida dos bancários e bancárias, como o trabalho em home office e demais medidas de proteção.

“Estamos recebendo ataques aos direitos trabalhistas desde o início do governo Temer e agora o governo Bolsonaro aprofunda esses ataques com a política econômica de Paulo Guedes. Em um cenário assim, agravado pela pandemia da Covid-19, que também pressiona todas as economias do mundo, conseguir uma renovação de ACT é uma grande vitória. A preservação do vale alimentação, do auxílio creche, do auxílio instrução e da incorporação de gratificação de função após 10 anos são alguns dos muitos pontos importantíssimos na vida profissional dos trabalhadores do BRB. O resultado do diálogo com o presidente do banco foi, sem dúvida, um passo decisivo na defesa dos nossos direitos”, destaca o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa.

O Sindicato convoca as delegadas e os delegados sindicais para conversar sobre esse resultado do diálogo com o banco e convida também as bancárias e os bancários do BRB para interagir sobre o assunto pelo chat na página da entidade.

“O resultado positivo é fruto do esforço e do comprometimento do Sindicato na linha de frente em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, sempre articulando e trabalhando muito. O cenário geral é muito ruim, mas um aceno positivo como o do BRB nos dá esperança e força de que há um caminho para a vitória, através do diálogo e da intensa luta diária”, diz o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Da Redação