Em dia de negociação com a Caixa, Sindicato protesta e cobra revogação da CI sobre compensação

0

CEDOC-11112011-Entrega_de_material_Acorda_Diretoria_Matriz_I_-_foto_Jefferson_Jr_9

 

Diretores do Sindicato percorreram na manhã desta sexta-feira (11) as dependências dos edifícios Matriz I e II da Caixa Econômica Federal distribuindo panfletos aos empregados em que critica o abuso da direção da Caixa e cobra a revogação da circular interna que vincula a compensação de horas da greve ao sistema de metas (AvGestão e AvMatriz) da empresa.

CEDOC-11112011-Entrega_de_material_Acorda_Diretoria_Matriz_II_-_foto_Jefferson_Jr_11

Além do “arrastão” pelos prédios, faixas com dizeres de ordem, como “Compensação sim, retaliação não!” e “Hereda e Cia., estamos de olho”, numa referência ao presidente da Caixa, Jorge Hereda, foram espalhadas pelo Sindicato em pontos estratégicos das asas Sul e Norte e nas imediações dos edifícios da Caixa, localizados no Setor Bancário Sul. Também foram veiculados spots em rádios da capital denunciando à sociedade a medida arbitrária adotada pelo banco contra os empregados que fizerem greve. 

 

O movimento sindical cobra da direção da empresa a revogação dos efeitos CI DEPES/DECON 009/2011, por entender que se trata de um tipo de retaliação contra aqueles que aderiram à paralisação nacional de 21 dias. Os representantes dos trabalhadores estão discutindo o assunto com a direção da empresa na retomada das negociações permanentes, nesta sexta-feira, em Brasília. 

“Está claro que a Caixa usou essa CI como um instrumento de retaliação aos que participaram da greve. Está no acordo que os bancários devem compensar os dias parados, mas conforme a disponibilidade de cada um”, afirma Antônio Abdan, diretor do Sindicato. “Isso é uma prática antissindical que só a Caixa está adotando. Essa postura estimula a prática de assédio moral e joga empregados uns contra os outros”, completa Adilson de Souza, também diretor do Sindicato.

Ofício

Na tarde desta quinta (10), o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, enviou ofício ao vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa, Sérgio Pinheiro Rodrigues, em que cobra da Caixa a revogação imediata da CI 009/2011 e mais respeito aos seus empregados. Para o Sindicato, “nenhum bancário da Caixa que exerceu seu direito constitucional de greve pode ser penalizado”. Leia aqui o ofício na íntegra.

Denuncie

 
O Sindicato orienta os bancários que estejam sendo vítimas de algum tipo de ameaça ou punição em virtude da greve que denunciem no canal de denúncias disponibilizado no site da entidade.

O acordo 2011/2012 garante a compensação dos dias parados até 15 de dezembro, de segunda a sexta (exceto feriado), em no máximo duas horas diárias.

Os bancários podem denunciar qualquer tipo de coação.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília