Em dia de entrega da pauta à Fenaban, ao BB e à Caixa, bancários lançam Campanha Nacional 2012

0

foto_magico_caras_e_bocas-

 

Pouco mais de uma semana após a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, o Comando Nacional faz nesta quarta-feira 1º de agosto a entrega à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) da minuta de reivindicações dos bancários. Também nesta quarta, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal recebem as reivindicações específicas dos trabalhadores. A reunião será às 17h30, em São Paulo.

 

Antes, em Brasília, o Sindicato realiza, ao meio-dia, grande ato na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, para fazer o lançamento da Campanha Nacional 2012, que vai contar com show da banda Caras e Bocas e apresentação do mágico e comediante Gabriel Louchard.

 

Entre as principais reivindicações gerais dos bancários estão mais contratações, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, respeito à jornada de 6 horas, aumento real, valorização do piso, PLR maior e mais segurança nas agências.

 

“O momento agora é de mobilização”, adverte o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, convocando os bancários a participarem ativamente de todas as etapas da Campanha. “Quanto mais bancários na luta, maior será nosso poder de pressão sobre os bancos na mesa de negociação”, complementa Araújo, que participará da entrega das pautas.

 

Segundo o diretor do Sindicato, os resultados de alguns dos maiores bancos no primeiro semestre deste ano apontam para crescimento do setor, o que demonstra que têm totais condições de atender as reivindicações dos trabalhadores. “No acumulado, somente Itaú, Bradesco e Santander mostram excelente resultados, somando R$ 16 bi. Ou seja, a crise não existe nos bancos e a redução das taxas de juros não afetou seus ganhos extraordinários”.

 

As negociações com a Fenaban começam na semana que vem, dias 7 e 8, e seguem dias 15 e 16. A Caixa negocia dias 9 e 17 e o Banco do Brasil, dias 13 e 14 de agosto.

 

Renato Alves
Do Seeb Brasília