Em assembleia na manhã desta terça, bancários prometem seguir firmes na greve

0

Os bancários participaram de mais uma assembleia para organização da greve na manhã desta terça-feira 11, na garagem do Edifício Sede III do Banco do Brasil, no Setor Bancário Sul, como parte das atividades programadas para fortalecer ainda mais o movimento.

 

“Várias categorias estão mobilizadas neste segundo semestre reivindicando dos patrões mais valorização dos trabalhadores. Mas não tem sido fácil. No caso dos bancários, os bancos querem até retirar algumas conquistas dos últimos acordos. Não vamos aceitar isso e seguiremos mobilizados”, ressalta Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

 

CEDOC-11102011_edGreve_BB_Sede_III_-_fotos_augusto_coelho.A-06.005_15

 

Bancários que ainda não estavam participando do movimento aderiram à paralisação depois de conversar com os colegas de trabalho que estão de braços cruzados.

 

Durante a assembleia, os bancários lembraram que é preciso avançar também nas negociações das pautas específicas. “Não abriremos mão de reivindicações essenciais para a categoria. Nós não temos a intenção de resolver nossa paralisação na Justiça, só queremos a merecida valorização por parte dos patrões”, diz Wadson Boaventura, diretor do Sindicato.

 

O secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, participou da assembleia e estimulou os colegas a persistirem na luta. “A CUT e seus 3.500 sindicatos filiados estão de corpo e alma na greve dos bancários e dos outros trabalhadores”, afirma.

 

Ao final da assembleia, os bancários promoveram um abraço simbólico no Sede III do BB.

 

Nesta terça-feira, a paralisação nacional da categoria chega ao seu 15ª dia pressionando os bancos por uma proposta decente. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), porém, aposta na intransigência e mantém o silêncio – os bancos nem sequer responderam à carta enviada pela Contraf-CUT na semana passada solicitando a retomada das negociações.

CEDOC-11102011_edGreve_BB_Sede_III_-_fotos_augusto_coelho.A-06.005_40

Nova assembleia

 

Na próxima quinta-feira 13, ocorrerá nova assembleia, dessa vez em frente ao Edifício Matriz I da Caixa. Será às 8h. “Algumas pesquisas divulgadas pela grande mídia dizem que o Banco do Brasil e a Caixa estão entre as 100 melhores empresas para se trabalhar, mas isso é uma balela. Os empregados precisam ser mais valorizados e de melhores condições de trabalho porque ajudamos a construir o que essas empresas são hoje”, reivindica Adilson de Souza, diretor da Federação Centro-Norte.

Protesto no Bradescão continua

 

O acampamento dos bancários em frente ao Bradesco do Setor Comercial Sul continua nesta terça-feira, em protesto contra a falta de negociações. O presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, e o diretor Edmilson Lacerda ficaram acorrentados durante 24 horas cobrando uma resposta dos patrões na mesa de negociação. Dirigentes sindicais se revezam no acampamento.

 

Greve segue forte

Ao final do dia, balanço feito pelo Sindicato aponta que a paralisação continua forte, mesmo com a pressão dos bancos para tentar enfraquecer o movimento. A adesão aumentou em relação a ontem, início da terceira semana da greve, atingindo os prédios administrativos do Banco do Brasil e da Caixa e agências tanto de bancos públicos quanto de privados.

 

Leia mais:

Atualizada às 19h35

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília