Duas semanas após alerta do Sindicato, incêndio destrói agência do Itaú Unibanco do SIA

0

itausiaincendio

Duas semanas após vistoria do Sindicato apontar uma série de irregularidades na reforma da agência do Itaú Unibanco do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), que colocavam em risco trabalhadores e clientes, um incêndio destruiu a unidade na noite desta segunda-feira (19).

Diretores do Sindicato estiveram no local na manhã desta terça-feira (20). “Ficou tudo destruído. A força do fogo estilhaçou os vidros, acabou com a mobília, derreteu computadores, queimou documentos e, não fosse o trabalho do Corpo de Bombeiros, teria alcançado outras dependências do prédio, como começou mesmo a acontecer, conforme se vê pelo rastro deixado pelas chamas nas paredes do segundo andar e à frente da unidade”, conta o diretor do Sindicato Edmilson Lacerda. O fogo foi controlado em uma hora.

itauscsdemite5

Segundo relato de operários que trabalhavam na reforma no momento do acidente, o incêndio teria começado no interior da agência, mas não se sabe ao certo em que ponto. A suspeita é de que tenha havido um curto-circuito. Não havia bancários trabalhando e nenhum dos operários se feriu. A perícia vai apontar as causas do incêndio em 15 dias.

No início deste mês, o Sindicato, acompanhado do técnico em Segurança do Trabalho da entidade, havia vistoriado a agência e emitido laudo técnico sobre os problemas encontrados, que estavam em completo desacordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Foram detectados cheiro forte de tinta na bateria de caixas e muita poeira no carpete, o ar condicionado apresentava defeito, o assoalho estava em desnível. Além disso, e o que mais chamou a atenção, os extintores estavam mal dimensionados e sem a etiqueta de sinalização, onde consta o tipo de recarga de cada um dos aparelhos.

 itauscsdemite1 

“O banco foi notificado várias vezes pelo Sindicato, que cobrou as providências necessárias para resolver essa situação. Mesmo assim a agência continuava funcionando. Por pouco não aconteceu o pior, ou seja, alguma pessoa ter sido atingida”, afirma a diretora do Sindicato Louraci Morais.

itauscsdemite2

Dado o tamanho do estrago, não há previsão para que a agência volte a funcionar. “O Sindicato permanecerá alerta e não vai permitir que os bancários voltem ao trabalho sem que haja a estrutura necessária para isso”, avisa o diretor do Sindicato Washington Henrique. “O banco precisa rever o modo como as reformas vêm sendo feitas”, completa.

Vistorias

itauscsdemite4

Ao longo do ano, o Sindicato realizou uma série de vistorias para fiscalizar as condições de trabalho das unidades do Itaú Unibanco em reforma, das quais nove resultaram em fechamento. O motivo foi o mesmo: irregularidades e descumprimentos de normas do Ministério do Trabalho que expunham os bancários e clientes a situações de risco. Houve caso de unidade interditada duas vezes. Em todas as situações, o banco foi cobrado a tomar providências.

Renato Alves
Do Seeb Brasília