Dois mil jovens do país formulam o Plano Nacional da Juventude

0

Desta quarta (16) até sábado (19), o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, recebe a 3ª Conferência Nacional de Juventude- Conjuve.  Com o tema “As Várias Formas de Mudar o Brasil”, a Conferência recebe dois mil delegados e delegadas de todos os estados, jovens eleitos nas etapas presenciais e digital, que representarão as reivindicações e movimentos da juventude brasileira. Os debates, que servirão de subsídio para a formulação do Plano Nacional de Juventude, contam com a participação da Central Única dos Trabalhadores, que terá uma tenda no evento onde promoverá palestras, discussões e apresentações culturais.

“A Conferência é um momento muito importante, pois além da formulação do Plano Nacional de Juventude, existe uma grande representatividade nas demandas apresentadas, uma vez que as discussões são realizadas desde o nível municipal e estadual até chegarem ao Governo Federal”, explica a secretária nacional de Juventude da CUT, Edjane Rodrigues.

Promovida pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Conferência já reuniu cerca de 600 mil pessoas de todo o Brasil entre junho e novembro.

Nesta quarta-feira (16), a cerimônia da abertura contará com a presença da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, ao lado do secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza. Após a abertura acontecerá um grande encontro dos jovens com o ex-presidente e atual senador uruguaio, José Pepe Mujica, e a presidenta Dilma Rousseff.

“A presença de Mujica e da presidenta Dilma reforça a celebração de valores de participação política, respeito às diversidades e desconstrução de preconceitos, principais objetivos da Conferência”, afirma o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina. “Desde o início do processo, quando apostamos na eleição de delegados por um aplicativo, a Conferência mostrou-se inovadora e potente. É por isso que, além dos atos e debates políticos, teremos uma grande mostra cultural que trará 250 jovens do país”, completa o secretário.

“A tenda da CUT tem o objetivo de promover e incentivar debates que são tão caros à nossa juventude, como Trabalho, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Raça e Gênero. Acreditamos que a Conferência é antes de tudo um evento que promove a unidade entre a sociedade civil e os movimentos sociais em diálogo com o Governo, um espaço que foi construído a partir de muita luta dos jovens a fim de trazer melhorias que muitas vezes são invisíveis para o restante da população”, afirma a secretária Nacional da CUT, Edjane Rodrigues.

Ao longo da programação haverá uma mostra artística, cultural e científica selecionada por meio da chamada pública “Manifesta”, que traz uma grande diversidade de shows, oficinas, pesquisas, materiais audiovisuais e danças produzidas por jovens de todo o Brasil. A primeira noite da Conferência, misturando-se com as atividades propostas pelos jovens, contará com show do rapper Emicida e de convidadas como as rappers Karol Conká e Drik Barbosa, além do MC Rico Dalasam.

“É extremamente necessária essa integração e todo o processo da Conferência, tanto para levar as demandas específicas quanto para politizar e integrar a juventude do nosso país, que já está nas ruas e precisa estar cada vez mais para enfrentar o conservadorismo de parte da sociedade brasileira, que criminaliza os jovens e os movimentos sociais, comprometendo seriamente o futuro e a democracia do nosso país”, conclui Edjane Rodrigues.

Confira a programação do 3ª Conferência Nacional da Juventude

Fonte: CUT Brasília / Conjuve