Diante do golpe, conselheiro cubano traz solidariedade aos trabalhadores

0

No processo de combate a ofensiva da direita contra os governos populares, o conselheiro político da embaixada de Cuba no Brasil, Juan Pozo, esteve nesta terça (7) na sede da CUT Brasília, participando de um café e apresentando sua solidariedade nesse momento tão delicado para a democracia brasileira.

No encontro, o diplomata reafirmou a posição de seu país contra o golpe de Estado em curso no Brasil e ressaltou sua preocupação quanto ao risco que essa situação representa para toda a América Latina e Caribe. “Cuba reconhece todo apoio recebido pelos governos do PT e do povo brasileiro e agora são vocês que precisam de nossa solidariedade”, afirmou.

Pozo lamentou as medidas impopulares que estão sendo tomadas pelo governo ilegítimo instaurado no Brasil e enfatizou que esse contato seria para que os “trabalhadores brasileiros não se sentissem sozinhos”.

O conselheiro também falou de momentos emblemáticos recentemente vivenciados em seu país, como as visitas do patriarca russo Kirill da Igreja Ortodoxa e do Papa Francisco, o início do restabelecimento da relação entre Cuba e Estados Unidos e a realização do 7º Congresso do Partido Comunista Cubano que ganhou uma grande repercussão na imprensa internacional pela ratificação do sistema socialista. “Cuba conseguiu provar que um sistema alternativo de governo é possível e devemos isso à maturidade política de nossa população e ao investimento na formação de uma juventude consciente”, relembrou. Para Pozo, “são os jovens que garantirão a continuidade do Socialismo de Cuba”.

Ao final, nosso visitante convidou a todos para a estreia  da peça Cubania – Un Corazón Revolucionario que acontece no próximo dia 10, às 19 horas, nos Teatros dos Bancários.  O conselheiro cubano foi recepcionado pelos diretores da CUT nacional, Ismael Cesar, e da CUT Brasília, Julimar Roberto e Sonia de Queiroz.

Fonte: CUT Brasília