Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

Há 43 anos, uma garota de apenas oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, em 18 de maio. O corpo da criança foi encontrado seis dias depois do crime, carbonizado, mas os agressores nunca foram punidos. O “caso Araceli”, como ficou conhecido, inspirou a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aprovado pela Lei Federal nº 9.970/2000.
 
A data convoca toda a sociedade brasileira a se mobilizar contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes no Brasil, que só em 2014, registrou mais de 24 mil denúncias de violência sexual, entre abuso e exploração sexual infantil. São dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, que reforçam a necessidade de ampliar a luta pela integridade das crianças e adolescentes brasileiros.
Prevenção e denúncia
Atuar preventivamente, a partir de um trabalho junto aos pais e responsáveis, com diálogo com a sociedade em geral e identificação de crianças e adolescentes em situação de risco por profissionais da educação, é fundamental para combater a violência sexual.
 
“Denunciar também é uma forma de combater e enfrentar esta realidade cruel que afeta nossas crianças e adolescentes. É papel do cidadão procurar o conselho tutelar e/ou registrar a denúncia pelo Disque Denúncia Nacional. Disque 100 e ajude a proteger crianças e adolescentes”, reforça o secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia, que também é bancário do Bradesco.
 
Joanna Alves
Colaboração para o Seeb Brasília