Denúncias de fraudes de ponto na Caixa chegam ao Sindicato

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O número insuficiente de funcionários em diversas agências da Caixa tem trazido problemas tanto para os bancários, que trabalham sobrecarregados e tendo que lidar com o exagero das horas extras e desvio de funções, quanto para a população, que é obrigada a esperar por atendimento durante horas em filas.

A falta de funcionários tem levado supervisores de atendimento – que deveriam estar lotados nas agências, porém voltados para as atividades de retaguarda e atendimento – a trabalharem fora de suas funções, tendo, por exemplo, que abrir caixa para atender o público. As atividades realizadas anteriormente por eles acumularam para os tesoureiros, que ficam fatalmente sobrecarregados.

Com esse excesso de trabalho têm sido comuns casos de pessoas que extrapolam o limite diário permitido de duas horas extras. Para tentar burlar a lei, alguns gerentes estão tentando fazer com que caixas fechem o ponto e continuem autenticando utilizando a senha de outro colega. Situação parecida acontece com quem trabalha no atendimento – devido ao grande volume de clientes, os gerentes estão forçando os funcionários a compartilhar sua senha com estagiários e menores aprendizes.

O dirigente sindical Wandeir Severo diz que o Sindicato está investigando e levará os casos à Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. “Essa prática é proibida por lei e por manual normativo. Não trabalhe fora do ponto e jamais compartilhe sua senha e, caso esteja sendo obrigado a fazê-lo, comunique imediatamente ao Sindicato”, reforça o diretor.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília