Curso de Formação debate os 30 anos da Constituição e o desenvolvimento nacional

0

Dando continuidade aos cursos de Formação para delegados e delegadas sindicais, as secretarias de Formação do Sindicato dos Bancários e do Sinpro debatem um novo tema nesta terça (19), às 19h, na sede do Sindicato dos Professores.

Em pauta, os 30 anos da Constituição e o desenvolvimento nacional. Para o evento, foi convidado o professor Guilherme Delgado, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falará um pouco de seu último livro, Dinheiro, Terra e Trabalho. Na obra, o professor faz uma interpretação crítica desta temática nos últimos 30 anos, desde a promulgação da atual Constituição.

Teresa Cristina, secretária de Formação do Sindicato dos Bancários, avalia que os debates são de grande importância para mostrar o desmonte que está vindo com este governo golpista. “Diante disto é importante a formação das nossas trabalhadoras e trabalhadores. Nós deveríamos estar comemorando os 30 anos da nossa Constituição e agora estamos precisando lutar para recuperar os direitos perdidos com este governo golpista”, ressalta.

Para a diretora do Sinpro Luciana Custódio, o debate é fundamental em tempos de golpe e mostra a importância de se construir esta formação em parceria com o Sindicato dos Bancários, unificando a luta com outros ramos. “Neste ano faz três décadas que a Constituição Cidadã foi promulgada. Se ela trouxe avanços, ainda que limitados para os trabalhadores, hoje está sob ataque sistemático do conluio político-jurídico-midiático que perpetrou o golpe de 2016. Defender nossas conquistas é, hoje, uma tarefa primordial”, ressalta Luciana. 

Confira abaixo a programação: 

Data: 19 de junho

Debatedor: professor Guilherme Delgado – doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas . Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura, política agrícola, política social, previdência social e previdência rural.

Tema: Seu livro mais recente é Dinheiro, Terra e Trabalho, em que faz uma interpretação crítica desses temas nos últimos 30 anos, desde a promulgação da atual Constituição.

Local: sede do Sinpro, às 19h 

Data: 3 de julho

Debatedora: Joana Mostafa – graduação e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é analista de Políticas Públicas do Banco Mundial. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento, desenvolvimento socioeconômico e políticas públicas.

Tema: Desigualdade de gênero no Brasil: um painel dos desafios atuais.

Da Redação com Sinpro-DF