Critérios para promoção por mérito na Caixa serão os mesmos de 2010

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caixa_28_06_2011

 

Na rodada de negociação permanente realizada nesta terça-feira (28) entre a Contraf/CUT, federações e sindicatos com a Caixa Econômica Federal, ficou estabelecido que para a promoção por mérito de 2011 serão utilizadas as mesmas regras aplicadas em 2010.

O entendimento da Comissão é de que os critérios objetivos e subjetivos tiveram boa aceitação entre os bancários e, por isso, devem ser mantidos. Frequência, exame do PCMSO e a Trilha Fundamental da Universidade Caixa fazem parte dos critérios objetivos, valendo, respectivamente, sete pontos, um ponto e dois pontos – eles equivalem a 60% da avaliação. Já a autoavaliação, a avaliação do gestor e a dos pares integram os critérios subjetivos (os 40% restantes). No caso da Trilha Fundamental, a partir de agora os bancários que cumprirem a partir de 90% dos cursos receberão a pontuação completa, ou seja, de 100%. Abaixo disso, a pontuação será equivalente à progressão, ou seja, se o empregado completar 35% dos passos, receberá 35% da pontuação.

Saúde Caixa

Atendendo a reivindicação da CEE, a Caixa adiou para novembro, e com a possibilidade de parcelamento em 24 meses, o pagamento do contingenciamento do Saúde Caixa, que seria descontado em julho. O prazo para manifestação é até o dia 21 de outubro. Também foi apresentada a possibilidade de criação de dois programas de prevenção e saúde – do homem e da mulher – pelo Saúde Caixa e com custo integral pelo banco. O assunto será debatido no final de julho.

 

Ponto eletrônico


No âmbito do GT Sipon, a questão do login único e a denúncia de que o relógio estava sendo burlado também foram levadas para a mesa, além das horas negativas, abertura de mais de uma máquina pelo mesmo empregado, dispensa do empregado com o compromisso de realização de hora extra posteriormente e fracionamento da jornada de 6h. Segundo a CEE, se houver necessidade de realizar hora extra, ela deve ser devidamente registrada e paga, mas o que tem acontecido são casos de bancários que recebem intervalos durante o expediente e em horários de menor pico das agências para estender a jornada.

A Caixa apresentou a proposta de implantar um sistema que impede que se faça login em máquinas diferentes ao mesmo tempo. Para os gestores, o limite seria de duas. O CEE pontuou que isso não resolve o problema e que a melhor alternativa é que seja viabilizada uma forma de se entrar em um sistema sem que o primeiro seja derrubado para que o bancário não precise reiniciar o trabalho que estava sendo feito. A Caixa informou que o problema será resolvido até setembro. A Comissão ressaltou que a promessa de resolver os problemas com relógios dentro desse prazo deixa os trabalhadores em uma situação complicada, porque faz com que as horas extras não sejam devidamente registradas. Segundo a Caixa, não existe orientação para que os gestores ajam dessa forma e todas as denúncias serão investigadas.

Casos de gerentes que não permitiam que os clientes fizessem operações abaixo de determinados valores no caixa também foram analisados e serão tratados pontualmente, pois isso contraria as normas do banco. Em resposta à exigência de uma definição para o Plano Estratégico de Atendimento (Peate) foi apresentado um novo modelo de atendimento.

 

TI e telemarketing

Os trabalhos aos finais de semana e feriados realizados pelas áreas de tecnologia e telemarketing têm sido preocupação constante do movimento sindical e, para buscar uma solução, a Caixa propôs que fosse aberta uma discussão sobre escalas, já que o Banco Central exige que o atendimento seja realizado 24h por dia, sete dias por semana. O pagamento para os trabalhadores da tecnologia que fazem hora extra também foi debatido. O argumento da Caixa, que remunera com adicional de 50%, é de que está cumprindo um normativo antigo do banco, enquanto a CEE entende que o correto é o pagamento de hora dobrada. O assunto será retomado na próxima reunião.

 

Setor de Compensação

A realocação dos empregados das áreas de compensação de cheques, que serão extintas, também foi discutida. O prazo vai até 30 de setembro deste ano. Segundo informações da Caixa, a área possui 105 compensadores e todos serão absorvidos por agências de suas cidades e em alguns casos por suas próprias unidades. A empresa informou que, por força de impedimento legal, os 93 compensadores do horário noturno não poderão incorporar o adicional.

Questionada sobre a adoção de alguma medida reparadora para os casos dos bancários que recebem hoje valores expressivos, o banco afirmou que irá estudar mecanismos de redução do impacto financeiro provocado pela perda do adicional.

Aposentados


Sobre as denúncias de que os aposentados estavam pagando algumas tarifas das quais são isentas, a superintendente da Surse (Superintendência Nacional de Responsabilidade Social, Empresarial e Relacionamento com o Empregado), Ana Telma Sobreira do Monte, afirmou tratar-se de problema operacional. Afirmou que o Banco Central enviou uma resolução exigindo que a marcação dos aposentados fosse feita como conta-salário, o que exigiu adequações. A Caixa cumpriu a determinação do BC e no dia 24 passado já solicitou que fossem feitos todos os cálculos do que foi debitado indevidamente para que seja feita a devolução dos valores.

 

Em uma análise geral do encontro,  Jair Pedro, Coordenador da CEE/Caixa, disse que a negociação deu andamento ao que foi realizado nas reuniões anteriores e concluiu os trabalhos desenvolvidos pelos GTs de Saúde e promoção por mérito no âmbito do PCS. “Fica claro como é importante manter um diálogo constante com os trabalhadores e o banco, além de ajudar no processo de mobilização e preparação para o Conecef”, explicou.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília