CONVOCA, BRB! Funcionários das agências e aprovados do concurso clamam por mais contratações!

0

O BRB e a crise de mão de obra

PALMAS – A recente inauguração de mais uma agência do Banco de Brasília (BRB) na capital do Tocantins, Palmas, reforçou um antigo problema: a escassez de funcionários. A cada nova agência aberta, outra área fica desfalcada, evidenciando uma estratégia de expansão que parece ignorar a necessidade de um quadro de pessoal adequado.

A falta de planejamento no recrutamento de funcionários – recrutamento que realmente supra os déficits apontados pelo corpo funcional, tem sido uma constante no BRB, resultando em sobrecarga de trabalho e de metas, cada vez mais inatingíveis. A contratação de mais funcionários é um fator crucial para o sucesso de qualquer instituição financeira.

Um levantamento preliminar indica que o BRB precisa contratar pelo menos mais de 200 escriturários para atender adequadamente a todas as agências e departamentos. Atualmente, o banco conta com 3.332 empregados, que já estão trabalhando no limite de suas capacidades.

O BRB possui um concurso público em aberto, válido, com mais de seiscentas pessoas no cadastro de reserva. No entanto, as convocações têm sido feitas de forma muito tímida. A expansão sem uma estratégia adequada não contribui para a valorização do corpo funcional. Com mais funcionários, as tarefas podem ser distribuídas de forma mais eficiente, permitindo que os funcionários se concentrem em suas áreas de especialização.

Abrir uma nova agência exige um planejamento cuidadoso e uma avaliação abrangente de diversos fatores. Ao tomar essas precauções, o BRB pode minimizar os riscos associados à expansão. Além disso, a expansão da força de trabalho oferece oportunidades dentro da organização, como a melhoria no atendimento ao cliente, a expansão das operações e o aumento da eficiência interna, que são fatores que contribuem para o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo de qualquer instituição financeira. A contratação de mais pessoal pode aliviar sobrecarga de trabalho dos funcionários, reduzindo o estresse e o risco de burnout. Portanto, mais contratações são essenciais para o pleno funcionamento do banco e uma expansão do BRB que não onere ainda mais o trabalhador. A questão que permanece é: quando o BRB começará a aproveitar plenamente o seu cadastro de reserva?

Dirigentes sindicais e comissão dos aprovados 2022 traçam estratégias de luta

No dia 21, dirigentes sindicais e comissão dos aprovados se reuniram para traçar estratégias para que os aprovados no certame de 2022 sejam convocados. Após uma longa conversa sobre cenário e possibilidades, foram sugeridas algumas ações estratégicas para ajudar a alcançar esse objetivo, envolvendo o maior número de aprovados possível, para ajudar nos pontos pensados com o objetivo de sensibilizar tanto o governo do Distrito Federal quanto os deputados da CLDF, além da própria gestão do BRB.

Dessa forma, o Sindicato lembra aos aprovados para estarem atentos aos próximos passos e prontos para participar das convocações para essa campanha de luta pela convocação dos aprovados de 2022, tão importante não só para os aprovados, mas também para os funcionários do BRB onde há uma reclamação geral de falta de funcionários.

A próxima reunião está agendada para o dia 02/07.

Da Redação