Contra violência nos bancos, em abril entra em vigor a lei de vigilância 24 horas

0

Sancionada pelo GDF no início do ano, em abril entra em vigor a Lei de Vigilância 24 horas (Lei 5799/16). Com isso, todas as unidades bancárias do Distrito Federal serão obrigadas a disponibilizar vigilância ininterrupta, inclusive aos finais de semana e feriados.

A medida, que também vale para as cooperativas de crédito, prevê, ainda, a instalação de equipamentos de proteção, a exemplo do “botão de pânico” e telefone para rápido acionamento da polícia em caso de ocorrências.

O descumprimento da norma acarretará em multas diárias de R$ 5 mil aos infratores. A multa será aplicada em dobro em caso de reincidência.

De autoria deputado distrital Chico Vigilante (PT), a lei nasceu para tentar frear as constantes explosões em caixas eletrônicos que têm causado pânico e prejuízos à população. Em 2016, foram 34 ataques às agências bancárias no DF. Só em janeiro deste ano já foram registradas três ocorrências.

“Além de trazer mais tranqüilidade e segurança para os clientes que circulam nas agências bancárias, a nova regra dará mais qualidade para os bancários e vigilantes, diminuindo os riscos diários a que esses trabalhadores estão expostos”, destaca o diretor do Sindicato Raimundo Dantas.

Da Redação