Congressos distritais dos bancários do BB e da Caixa acontecem nesta sexta e sábado, na LBV

0

A mobilização para a Campanha Nacional dos Bancários 2012 será intensificada a partir deste final de semana com a realização dos Congressos Distritais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Organizados pelo Sindicato, bancários dos dois bancos públicos federais vão se reunir na Legião da Boa Vontade (915 Sul) na sexta-feira 8 e no sábado 9 para ampla discussão das principais demandas dos trabalhadores.

Dos debates sairão as propostas de Brasília para o 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o 28º Conecef, que acontecem em Guarulhos (SP) entre os dias 15 e 17 de junho. Ali os bancários definirão a pauta de reivindicações específicas a serem negociadas com a direção dos bancos para renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho e para as negociações. Nos congressos distritais também serão eleitos os delegados que representarão Brasília em São Paulo.

No BB estarão em discussão Cassi, Previ e jornada de 6 horas, entre outros pontos. Na Caixa, os empregados focarão os debates em condições de trabalho, Funcef e aposentados e encarreiramento.

“É essencial a participação dos bancários nos congressos que discutirão itens importantes para nossa categoria e que pautarão as negociações e a nossa mobilização este ano”, destaca o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, lembrando que a participação da categoria tem que ser em todos os momentos da Campanha. “A hora é de mobilização e de mostrarmos força frente aos bancos, para pressionar nas negociações. Só assim conseguiremos avançar”.

Para participar dos congressos, os bancários deverão se inscrever até as 17h desta sexta-feira 8, preenchendo formulário que está disponível nos links abaixo. O credenciamento será feito no próprio local dos encontros (LBV).

 

Ficha de inscrição – Sindicato dos Bancários de Brasília

Ficha de inscrição – Sintraf-Ride


Lançamento

Durante os congressos, haverá o lançamento do livro Reestruturação bancária e precarização do trabalho nos anos 90, de Eduardo Gomes Machado. A obra é um raio-x dos impactos de um pernicioso processo que, entre junho de 1995 e dezembro de 1997, afastou aproximadamente 40.000 bancários, por demissão voluntária, aposentadoria compulsória ou outros mecanismos, ocorrendo também precarização das relações e situações de trabalho, degradação ou eliminação de direitos trabalhistas e sociais.

Brinquedoteca

Para viabilizar a participação do maior número de trabalhadores possível, o Sindicato disponibilizará nos congressos uma brinquedoteca para os filhos dos bancários.

 

Programação

Dia 8 – Sexta

19h30
– Abertura
Mesa: Análise de cenários – Palestra do Dieese e do Diap sobre conjuntura econômica e política

Dia 9 – Sábado

8h30 às 9h20 – Café da manhã
9h30 às 10h – Regimento interno
10h10 – Exposições e debates até 12h50 – Saúde, segurança, condições de trabalho e organização da Campanha Nacional 2012
13h10 – Assembleias para escolha dos delegados aos congressos nacionais do BB e da Caixa.

*Atualizada às 15h39 de 6/6/2012


Renato Alves

Do Seeb Brasília