Conferência de Juventude abraça luta pela Democratização da Comunicação

0

Na semana da Democratização da Comunicação (14 a 21/10), movimentos em defesa da comunicação plural participarão da 3ª Conferência Distrital de Juventude, que será realizada no dia 17 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A atividade, organizada pelo Conselho de Juventude do DF, coletará assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Mídia Democrática (PLIP) e abordará o exercício da liberdade de expressão através de atividades interativas.

O PLIP propõe a regulamentação de artigos da Constituição Federal que tratam da Comunicação Social, e tem como objetivo coibir, entre outros pontos, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas empresas. Vários movimentos como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (Renajoc), Mídia Ninja, CUT acreditam e se mobilizam em torno desta pauta.

A programação da Conferência de Juventude contará com vários debates para discutir territorialidades, direitos e outras pautas da juventude, como o passe livre irrestrito aos estudantes e a construção da Universidade Distrital.

De acordo com a presidenta do Conselho de Juventude do DF, Raylane Brito, é importante discutir e entender os problemas isolados e conjuntos das cidades. “Há falta de mobilidade urbana. Você não consegue se movimentar se não tiver um carro, e mesmo tendo é muito fechado. As cidades são fechadas. As pessoas se fecham e se afastam em seus grupos, e a conferência de juventude vem para criar união, participação, trazer propostas, reivindicações e entender a especificidade do DF para podermos nos unir no comum e construirmos juntos”, afirma.

A Conferência de Juventude foi precedida por um ciclo de cinco conferências distribuídas pelo DF e tem como foco principal construir políticas, pautas e propostas para a juventude brasileira de maneira mais aprofundada.

10858435_1058459097507379_2741205993403111082_n

Fonte: CUT Brasília