Condições insalubres obrigam bancários do Itaú a impedir funcionamento da agência SIA

0

20120905_141327

 

 Fiação exposta, poeira, instabilidade no ar-condicionado, picos de energia e porta principal quebrada. Esses alguns dos problemas enfrentados pelos bancários, clientes e usuários da agência SIA do Itaú. Em virtude do descaso do banco, que realiza uma reforma sem oferecer os cuidados mínimos aos trabalhadores e à população, a categoria decidiu impedir o funcionamento da unidade nesta quinta-feira (6).

 

  • Clique aqui e veja a galeria

 

“Caso o Itaú não tome nenhuma providência para solucionar esses problemas de uma vez por todas, realizaremos novas atividades para denunciar mais esse descaso do banco. Exigimos condições mínimas de trabalho e atendimento de qualidade para clientes e usuários. Chega de truques, Itaú”, afirmou o secretário de Administração do Sindicato, Edmilson Lacerda, que também é bancário do Itaú.

 

Histórico de problemas

Esta não é a primeira vez que os bancários da unidade do SIA reclamam das condições de trabalho. Em 2010, blitz realizada pelo Sindicato constatou problemas na fossa sanitária. O mau cheiro insuportável se estendeu por mais de 15 dias, o que obrigou os trabalhadores a fecharem a unidade com o apoio dos dirigentes sindicais.

 

20120905_141403

 

Em dezembro de 2011, o Sindicato constatou que a reforma da agência vizinha, também do Itaú Unibanco, colocava em risco trabalhadores e clientes. Dias depois um incêndio destruiu a unidade na noite do dia 19 de dezembro do ano passado.

 

Após o incêndio, os clientes e os bancários da unidade que pegou fogo foram transferidos temporariamente para a agência que fica ao lado e que está em reforma.

 

Além dos graves problemas que já estão colocando em risco a vida dos bancários e frequentadores do local, as reformas nas duas agências fragilizam sobremaneira a segurança.

 

“É possível passar de uma agência para outra sem qualquer monitoramento. A mureta que está sendo construída próxima aos caixas também expõe os trabalhadores”, critica a secretária de Assuntos com a Comunidade do Sindicato, Louraci Morais, também bancária do Itaú.

 

O Sindicato está atento e tomará todas as medidas necessárias para garantir boas condições de trabalho e de segurança aos trabalhadores, clientes e usuários.

 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília