Como foi construída a campanha 2007; veja histórico

0

Na semana que marca o início das negociações, a diretoria do Sindicato intensifica as visitas às agências e dependências para eleger os delegados sindicais nos bancos públicos e discutir a campanha salarial com os bancários, ao mesmo tempo em que, seguindo calendário nacional de mobilização, realiza uma série de manifestações nesses locais.

O Sindicato deu início aos preparativos para a campanha salarial em julho com a disponibilização em sua página na internet de uma consulta com os bancários para saber que prioridades a categoria deveria definir como pauta para ser entregue aos bancos. Já são mais de dois meses de trabalho conjunto com os bancários de todos os bancos – públicos e privados -, período durante o qual o Sindicato vem atuando em várias frentes, de forma a construir um movimento coeso e unitário em âmbito nacional.

Amostra

O III Congresso dos Bancários de Brasília, que abriu oficialmente a campanha no Distrito Federal em 20 de julho, lançou as diretrizes que nortearam esse movimento. No final daquele mês, reunidos na 9a Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, em São Paulo, bancários de todo o Brasil aprovaram as reivindicações gerais e específicas que foram levadas às direções dos bancos.

Amostra

Desde então, o Sindicato vem realizando uma série de atividades, que inclui visitas, manifestações e atos nas agências tanto quanto nos prédios administrativos, num esforço desmedido para pressionar os banqueiros a negociarem com seriedade e apresentem propostas às reivindicações dos bancários.

 Amostra

Relembre no breve histórico a seguir as atividades promovidas pelo Sindicato nesses dois meses da Campanha Nacional 2007.

Consulta online com os bancários

Em julho, o Sindicato disponibiliza em sua página na internet uma consulta para que os bancários elejam as prioridades da campanha nacional 2007. O levantamento serviu de base para a definição das propostas levadas ao 3º Congresso dos Bancários de Brasília.

Bancários aprovam propostas para a campanha

O 3º Congresso dos Bancários de Brasília, realizado nos dias 20 e 21 de julho, elege os 49 delegados que representarão o DF nos encontros nacionais da categoria, realizados de 27 a 31 de julho em São Paulo, e define uma série de propostas que são levadas a esses fóruns.

9ª Conferência aprova mesa articulada

Amostra

Os 811 delegados que participam da 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo entre os dias 27 e 31 de julho, decidem que as negociações deste serão articuladas, com as reivindicações gerais da categoria sendo discutidas na mesa da Fenaban, simultaneamente às negociações específicas nos bancos públicos.

Campanha específica no BB tem isonomia e jornada
de 6 horas; na Caixa, bancários priorizam PCS e contratações

Amostra

Como parte integrante da 9ª Conferência, os bancários do Banco do Brasil e da Caixa econômica Federal definem a pauta de reivindicações específicas que será negociada com as direções dos bancos. Entre os principais itens do BB constam respeito à jornada de 6 horas e isonomia entre todos; para os funcionários da Caixa, prioridade é novo Plano de Cargos e Salários e mais contratações. 

Eleição de delegados sindicais

Em de julho, são abertas as inscrições para a eleição dos delegados sindicais no Banco do Brasil, na Caixa e no BRB, em mais um passo importante da campanha nacional da categoria. A cerimônia de posse ocorreu na sede do Sindicato, nesta sexta-feira 14.

Têm início as negociações da campanha salarial

As negociações da Campanha Nacional dos Bancários começam em 23 de agosto, sob novo formato, seguindo resolução da 9ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Separadas por blocos temáticos, as discussões ocorrem conjuntamente com a realização de uma Jornada de Lutas por todo o país, que vai culminar com uma semana de atividades de mobilização e articulação em Brasília no final deste mês. Na Caixa, as discussões tiveram início no dia 10. No BB, começam nesta terça-feira 18.

Reunidos em seminário, bancários do BRB definem pauta específica

Amostra

Reunidos em seminário no dia 31 de agosto para debater a Campanha Salarial 2007, os delegados sindicais do BRB definem a pauta de reivindicações específicas. No encontro, são debatidos ainda conjuntura política e econômica, Regius e os eixos da campanha salarial. No dia 21 de agosto, o Sindicato faz a entrega formal da pauta geral (Fenaban) e da minuta de pré-acordo à direção do banco, e na quarta-feira, 12 de setembro, da pauta específica.

Sindicato intensifica visitas e manifestações nas agências

Amostra
Manifestação no Bradesco, dia 13 de setembro

Na semana que marca o início das negociações, a diretoria do Sindicato intensifica as visitas às agências e dependências para eleger os delegados sindicais nos bancos públicos e discutir a campanha salarial com os bancários, ao mesmo tempo em que, seguindo calendário nacional de mobilização, realiza uma série de manifestações nesses locais.

Amostra
Sindicato faz atividade em Taguatinga, 6 de setembro

No dia 22 de agosto, o Sindicato faz protesto em agências do ABN/Real do SCS e Conjunto Nacional contra as demissões. Dia 28 de agosto, o alvo são as agências do Setor Comercial Sul. Além de prestar uma homenagem aos bancários pelo seu dia, os protestos são uma forma de chamar a atenção da ca-tegoria para a mesa temática que seria objeto de discussão da negociação com a Fenaban, que ocorreria naquela semana.

Amostra
Ato contra demissões no ABN/Real, dia 22 de agosto

No dia 6 de setembro, agências de Taguatinga são o palco das manifestações. Na quinta-feira 13 de setembro, data do terceiro e penúltimo bloco de negociações com a Fenaban, os protestos ocorrem em mais de 30 dependências do Bradesco e Itaú, a maioria delas localizadas no Plano Piloto.

Amostra
Ato em defesa do BRB

Em todas elas, o objetivo foi também o de chamar a atenção da população para as principais bandeiras dos bancários nas negociações, incluindo aquelas que afetam diretamente clientes e usuários, como a melhoria do atendimento, com o fim das enormes filas, além da redução de tarifas e dos juros altos.

Amostra
Bancários entregam abaixo-assinado pela isonomia, dia 5 de setembro

Os protestos surtiram efeito. Na semana passada, o Sindicato ganhou reforço na luta pelo respeito aos direitos dos consumidores com a ação desencadeada pelo Banco Central, via Procon, que visa punir os bancos que cometem abusos. Diversas agências em Taguatinga, Plano Piloto e Lago Sul sofreram fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor do DF. Dos 13 estabelecimentos vistoriados, sete foram autuados. Eles podem receber multas que variam de R$ 212 a R$ 3 milhões.

Amostra
Agência do BB da 201 Norte, dia 14 de setembro