Com déficit de funcionários, agência Paranoá do Itaú é interditada por falta de condições de trabalho

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Apesar do lucro extraordinário de R$ 10,102 bilhões somente entre os meses de janeiro e setembro de 2012, o Itaú Unibanco demitiu mais de 13 mil funcionários nos últimos 19 meses em todo o país sem fazer novas contratações. A redução do quadro de pessoal tem provocado graves problemas aos bancários e clientes e usuários: sobrecarga dos trabalhadores e piora do atendimento.

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Retrato recente deste problema foi constatado pelo Sindicato nesta terça-feira (8) durante vistoria na agência Paranoá do Itaú Unibanco, onde o número de empregados é insuficiente. O déficit de trabalhadores é tão grande que vem provocando enormes filas de clientes e usuários que aguardam atendimento, inclusive fora da unidade.

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Nesta terça, apenas um caixa trabalhava na agência Paranoá. O resultado não poderia ser outro: uma enorme fila com mais de 200 clientes e usuários dava voltas no interior da unidade. Era tanta gente que a fila chegou até a parte externa da agência. “Explicamos aos clientes e usuários, que estavam irritados, que a culpa pela piora do atendimento não é dos bancários e sim do Itaú, que demite e acaba sobrecarregando os que continuam trabalhando”, destaca o diretor do Sindicato Washington Henrique, que também é bancário do Itaú.

Os dirigentes sindicais entraram em contato com o Itaú para cobrar uma solução para o déficit de funcionários. Após a reivindicação do Sindicato, o banco deslocou alguns bancários para o local. Ainda assim, a grande quantidade de clientes no interior e na área externa da agência obrigaram os trabalhadores a interditarem a unidade com o apoio do Sindicato.

“Enquanto o Itaú Unibanco não contratar mais bancários para a agência Paranoá, o Sindicato apoiará o fechamento do local por tempo indeterminado”, afirma o secretário de Administração do Sindicato, Edmilson Lacerda, que também é bancário do Itaú.

Nesta quarta-feira (9), os dirigentes sindicais farão nova vistoria na agência Paranoá.

O Sindicato está atento ao ‘jeito’ Itaú de tratar bancários e clientes, e tomará todas as medidas necessárias para garantir boas condições de trabalho e de segurança aos trabalhadores, clientes e usuários.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília