Com crescimento recorde, bancos têm plenas condições de atender demandas

0

Levantamento divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no último dia 10 mostra o que o movimento sindical vem apontando há tempos: os bancos têm todas as condições de atender as reivindicações da categoria. Os dados mostram que, somente no primeiro semestre deste ano, o setor de intermediação financeira e de seguros (que inclui bancos, seguros e previdência complementar) teve um crescimento de 12,5%, mais que o dobro do aumento do PIB nacional no período, que foi de 6,1%, superando todas as expectativas.

Além disso, o setor bancário foi o que o mais lucrou entre as empresas brasileiras de capital aberto (com ações na Bolsa) no primeiro semestre de 2008 no país. Setores altamente lucrativos como as áreas de petróleo, gás e mineração, foram deixados para trás pelo sistema financeiro. Os 25 bancos analisados somaram lucro líquido de R$ 16,579 bilhões, crescimento de 13,1% em relação aos R$ 14,656 bilhões de 2007. Sozinho, o número representa 23,9% dos ganhos totais de todas as empresas de capital aberto no semestre passado.

"Os números, mais uma vez, reforçam a nossa tese de que todas as reivindicações dos bancários são perfeitamente viáveis e possíveis de serem atendidas pelos banqueiros. Vamos lutar para manter nossa trajetória de aumento real", afirma o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto. "O objetivo é fazer com que os bancos empreguem mais, paguem melhores salários e distribuam a riqueza na mesma proporção".