Com apoio do Sindicato, alunos de escolas públicas do DF têm oficinas sobre música instrumental

0

Palco de variadas atrações artísticas, o Teatro dos Bancários também serve de celeiro para atividades culturais de cunho social, tanto voltadas para o público adulto quanto para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do Distrito Federal. Todas as atividades são realizadas com o apoio do Sindicato.

Uma dessas ações se deu nesta semana, entre os dias 20 e 22, por meio do projeto “Candango”, no formato recital didático, que tem como objetivo levar a música instrumental para alunos da rede pública de ensino do DF, além de formar plateia e despertar o interesse do público para o estilo musical.

Nas oficinas, que contaram com a participação de 200 jovens do Gama, da Ceilândia e de São Sebastião, os artistas explicaram um pouco do uso dos instrumentos e deram dicas sobre o universo musical, especialmente da música instrumental.

“O projeto nasceu da vontade de ampliar o acesso à música instrumental, permitindo o desenvolvimento da sensibilidade e de habilidades cognitivas. Serve, ainda, como interação com os jovens que nos surpreenderam com as questões apresentadas e com a vontade de participar”, afirmou o músico brasiliense Felipe Vieira, produtor musical e compositor.

Nas oficinas, Felipe (saxofone) divide o palco com os músicos Thiago Cunha (baterista), Eudes Carvalho (guitarrista), Paula Zimbres (baixista) e Ana Jací (vocal). Também são recitados poemas de autoria de Nicolas Behr.

Projeto “Candango”


Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF, o projeto nasceu após Felipe lançar o seu primeiro disco, “Candango” (2013), fortemente inspirado em Brasília.

Segundo a coordenadora do projeto, Naiara Lira, a ideia é incentivar os jovens a levar o conhecimento para os familiares, desmistificando alguns conceitos sobre música instrumental. “Muita gente nem sabe que existe música sem letra. E que lugar melhor para implementar esse tipo de conhecimento do que na escola?”, destaca Naiara.

No projeto, também estão previstos shows gratuitos na Rodoviária do Gama, neste sábado e domingo (24 e 25), na feira permanente de São Sebastião (1 e 2/7) e na feira da Ceilândia (8 e 9/7), sempre às 14h30.

“No início, pensei que seria difícil trabalhar o projeto em sala. Mas, depois de apresentar o plano de aula, os alunos não só acabaram usando a música para relaxar e se expressar como se mostraram abertos ao conhecimento e apaixonados pela música”, afirmou Simone Santana, professora do CEM 02 de Ceilândia.

Outras ações do Sindicato

Em apoio à cultura e ações sociais no DF, o Sindicato tem promovido diversos eventos em seu teatro, entre eles: Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, a peça infantil “O Palhaço”, o musical “Cubania” e o sarau “Poesias do Cárcere”.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília