Com ânimo e força, bancários do DF completam duas semanas de greve

0

Garantir melhorias salariais, nas condições de trabalho e no atendimento ao público é o combustível que move centenas de bancárias e bancários em greve há 11 dias, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Greve esta que tem ganhado cada vez mais adesão da categoria e aceitação da sociedade por conta da insistência da Fenaban (o sindicato dos bancos) em manter o vergonhoso aumento de 5,5%, que representa uma perda real de 4%. A proposta apresentada pelos trabalhadores de 16% de reajuste visa repor a inflação e um aumento real de 5,7%.

Eduardo Araújo, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, afirma que o silêncio dos banqueiros só faz aumentar a vontade da categoria em permanecer em greve. “Nosso ânimo tem se sustentado devido à crescente adesão da categoria e ao forte apoio que a população tem dado ao movimento. A sociedade está tomando consciência sobre quem são os verdadeiros culpados pela continuação greve: os banqueiros.”

“Venha para esta luta você também. Faça valer o direito de greve para conquistar melhores condições de trabalho e de salário e dar um basta na exploração do nosso trabalho pelos bancos que não param de ganhar”, convoca o secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia.

Fortaleça a greve. Participe dos comitês de esclarecimento

A greve é o último recurso de que os trabalhadores lançam mão, depois de esgotadas as negociações, para ver seus direitos ampliados e respeitados. É um direito garantido por lei e a principal arma para conquistar melhores condições de trabalho e salário, contra patrões intransigentes e SUGADORES. Para fortalecer nossa luta, que é legítima, o Sindicato convoca toda a categoria a participar dos comitês de esclarecimentos.

Procure os diretores do Sindicato e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) para integrar um dos nossos comitês de esclarecimento.

Se você foi coagido, denuncie!

Se você foi coagido, denuncie para a Central de Atendimento do Sindicato (3262-9090). Sua identidade será preservada. As denúncias serão encaminhadas ao Departamento Jurídico do Sindicato e apuradas.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília