Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes se reúne na terça (29)

0

Criado no início de julho pela diretoria do Sindicato, o Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes realiza sua primeira reunião no dia 29 de agosto, terça-feira. O encontro acontece de forma virtual, com início às 19h30.

> Clique aqui para participar da reunião

O Coletivo está vinculado à Secretaria de Combate ao Racismo e à Discriminação, pasta dirigida por Edson Ivo, bancário do BRB, e tem como coordenadora a bancária da Caixa Rafaella Gomes, secretária de Saúde da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

Conforme declarou Rafaella, após a reunião da direção do Sindicato, em 3 de julho, “a formação desse coletivo é o reconhecimento da necessidade de lutar por igualdade de oportunidade e respeito”, com a consciência de que “inclusão não é favor, é uma obrigação”.

A coordenadora convoca os bancários e as bancárias a atuarem como protagonistas da concepção e da construção do Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes como instrumento de mobilização e apoio às lutas pela sociedade que queremos. “Vamos demonstrar essa nossa disposição e entrega já nesta primeira reunião, na terça, dia 29, às 19h30. Contamos com todas e todos”, reforçou.

A linha de ação do Coletivo contempla três eixos básicos: formação, trabalho e sociedade. Na formação, serão colhidos entre os bancários temas a serem trabalhados, primeiramente, para a qualificação do Sindicato (diretores e empregados) e, em seguida, no diálogo com a sociedade. Trabalho é o eixo que adotará pautas da esfera de atuação do Sindicato junto aos bancos. E sociedade é a articulação e o acompanhamento de projetos de lei que tenham relação direta com os PCD e Neurodivergentes.

O Coletivo estará sempre aberto a sugestões de outros eixos de trabalho. Suas reuniões serão periódicas, em intervalo ainda por ser definido entre os participantes.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília