Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes define eixos de atuação e calendário de reuniões

0

O Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes realizou sua primeira reunião na noite desta terça-feira (29), com participação online de 23 pessoas e acompanhamento por intérprete de libras.

O encontro foi aberto com a coordenadora do coletivo, Rafaella Gomes, fazendo o seguinte destaque: “Estamos aqui para nos conhecermos, para entender nossas expectativas e para definir o funcionamento desse nosso coletivo”. Rafaella é a secretária de Saúde da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

O início das atividades do coletivo foi saudado por Priscila Reis, líder do Movimento dos Neurodivergentes do Banco do Brasil: “Estamos sendo pioneiros, estamos fazendo história… E já estamos constatando que essa nossa iniciativa está influenciando a construção do movimento de PCDs e neurodivergentes também no Rio de Janeiro e em outros estados”.

A reunião foi acompanhada por Edson Ivo, secretário de Combate ao Racismo e à Discriminação, pasta à qual está vinculado o Coletivo de Bancários com Deficiência e Neurodivergentes. “É com muita satisfação que acolhemos as causas de PCDs e neurodivergentes, pois trata-se de um campo de atuação que nos coloca questões complexas e bastante desafiadoras, que nos envolvem e nos motivam”, ressaltou o diretor do Sindicato.

Eixos de atuação

A atuação do Coletivo será norteada, inicialmente, por três eixos: formação, trabalho e sociedade.

Na formação, serão colhidos entre os bancários temas a serem trabalhados, primeiramente, para a qualificação do Sindicato (diretores e empregados) e, em seguida, no diálogo com a sociedade.

Trabalho é o eixo que adotará pautas da esfera de atuação do Sindicato junto aos bancos.

Sociedade é a articulação e o acompanhamento de projetos de lei que tenham relação direta com os PCDs e Neurodivergentes.

Conforme salientou Rafaella, a atuação do coletivo estará sempre aberta à inclusão de novos eixos, à ampliação do debate e ao incremento das formas de mobilização.

A coordenadora do Coletivo destacou entre os desafios imediatos o de encontrar onde estão os PCDs e neurodivergentes da categoria bancária de Brasília, lembrando que as informações não são oferecidas pelos bancos. O site do Sindicato está sendo reformulado, para se tornar mais acessível e atrativo às bancárias e aos bancários com deficiência e neurodivergentes.

Calendário de reuniões

O Coletivo passa a ter reuniões periódicas, sempre às terças-feiras, em formato online. Nos próximos meses, até o final de 2023, serão realizadas quinzenalmente. A próxima reunião será do dia 12/09 e a seguinte, no dia 26/09.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília