CLP da Câmara discute temas sociais com a presença do Sindicato

0

Demandas da sociedade civil organizada foram discutidas em mesa redonda na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, nesta quarta (18). A finalidade do encontro, que contou com a participação do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), é elaborar um plano de trabalho para o ano de 2016.

 
Segundo o deputado federal Chico Lopes (PCdoB/CE), autor da proposta da reunião e presidente da CLP, esta é uma grande oportunidade para o parlamento dialogar com a sociedade. “Iremos ouvir as demandas, receber propostas e sugestões que orientem os trabalhos legislativos da Comissão, sob a perspectiva da própria sociedade”.
 
Diversas organizações representativas de negros, índios, comunidade LGBTTT, camponeses e estudantes apresentaram suas demandas à CLP, que visa facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa, apresentando propostas de leis complementares e ordinárias e até de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
 
Também participaram da reunião representantes de Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) e do Greenpeace. 
 
Conjuntura 


 
“Na atual conjuntura, temos que valorizar cada vez mais eventos como este. A participação da sociedade no parlamento é fundamental para fortalecer a democracia brasileira,” afirmou a secretária de Assuntos Parlamentares do Sindicato e diretora da Fetec-CUT/CN, Louraci Morais.
 
Além de Louraci, representaram o Sindicato o secretário de Políticas Sindicais, Edmilson Lacerda, e o assessor Vandeir Rodrigues. 
 
Rosane Alves
Do Seeb Brasília