Campanha quer mobilizar sociedade contra a misoginia. Lançamento é nesta quarta (25)

0

Com o objetivo de combater a misoginia, que engloba o preconceito e todas as formas de agressão e exclusão contra as mulheres, o Ministério das Mulheres lança, nesta quarta-feira (25), a campanha nacional ‘Brasil sem Misoginia”. O Sindicato marcará presença no evento, que será realizado a partir das 15h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A iniciativa visa convocar todos os segmentos da sociedade brasileira, abrangendo órgãos governamentais, empresas, organizações da sociedade civil, ONGs, equipes de futebol e seus torcedores, instituições de ensino, grupos religiosos e diversos outros atores, a fim de fomentar o diálogo sobre esse tema no país e promover uma diversidade de ações destinadas a erradicar a misoginia.

“Observamos no Brasil o aumento significativo da violência durante o período do governo de Bolsonaro, que incentivava essa prática repulsiva, especialmente contra as mulheres. Assistimos, denunciamos e lutamos contra o aumento exponencial de feminicídios no país. Ficou evidente que a violência, além de naturalizada, foi também incentivada”, destaca a secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado.

E acrescenta: “Neste novo momento do nosso país, no qual temos um verdadeiro Ministério das Mulheres, que se preocupa e combate as diversas formas de violência contra a mulher, é fundamental uma campanha grande e forte contra a misoginia, na minha opinião a mãe de todas as violências contra as mulheres. Convido todas as bancárias a participarem ativamente desta campanha. Vamos juntas combater a misoginia. #BrasilSemMisoginia”.

Mobilização digital

Para dar visibilidade ao lançamento, também está prevista uma mobilização digital, na qual influenciadores, líderes políticos proeminentes e diversos outros indivíduos envolvidos na causa compartilharão vídeos nas redes sociais, usando a hashtag #BrasilSemMisoginia, nos quais expressarão seu compromisso em combater a misoginia e apoiar essa causa.

O Ministério das Mulheres planeja ainda realizar audiências públicas em assembleias legislativas e câmaras municipais, oferecer capacitações a agentes públicos e instituições, e promover campanhas de comunicação, como parte de suas ações relacionadas ao tema.

Sentimento de aversão

A misoginia é um termo que descreve um profundo sentimento de aversão, ódio, discriminação, preconceito ou hostilidade voltados especificamente para mulheres ou meninas com base no seu gênero. Essa hostilidade pode se manifestar de diversas maneiras, abrangendo dimensões verbais, emocionais, físicas e sociais. Ela se manifesta por meio de atitudes, ações, crenças ou discursos que rebaixam, desvalorizam ou discriminam as mulheres com base em estereótipos de gênero negativos.

Da Redação