Campanha Nacional 2020: Delegados sindicais do BB organizam pautas para congressos distrital e nacional

0

Reunidos na manhã desta sexta-feira (26), delegados e delegadas sindicais do Banco do Brasil deram início à organização das pautas de reivindicações para os congressos distrital e nacional da categoria, que acontecerão nas próximas semanas como parte da Campanha Nacional dos Bancários 2020. O encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas em plataforma online.

Com a proximidade da data-base da categoria, 31 de agosto, a organização a partir dos representantes do Sindicato na base é fundamental para traçar estratégias e construir coletivamente a pauta de Brasília para o Congresso Nacional dos Funcionários do BB.

Durante a reunião, os delegados e delegadas sindicais apresentaram os anseios e preocupações dos trabalhadores nos locais de trabalho e colaboraram com a elaboração de ações do Sindicato em defesa do trabalhador e do banco enquanto público.

A atividade contou com a participação dos diretores do Sindicato que são bancários do BB. Secretária de Assuntos Jurídicos, Marianna Coelho apresentou as frentes de atuação do departamento da entidade durante a pandemia. Além da reversão da aplicação unilateral da Medida Provisória 927, o movimento sindical também cobra do banco um reposicionamento em relação à testagem de todos os bancários que retornarão às atividades no local de trabalho.

Perguntada sobre a ampliação da modalidade de trabalho home office pós-pandemia, a dirigente disse que “o banco estuda essa possibilidade há dois anos, mas até o momento não apresentou resultados conclusivos em mesa de negociação. Esta é uma demanda que deve ser negociada com o movimento sindical, e a defesa dos direitos dos trabalhadores será prioridade dos representantes dos trabalhadores”.

O banco é do Brasil

A campanha em defesa do Banco do Brasil enquanto banco público, encabeçada pelo Sindicato, também foi tema de discussão. O secretário de Imprensa do Sindicato, Rafael Zanon, convidou os delegados e delegadas a somar esforços à campanha, cujo slogan reforça que “Nós fazemos a diferença e não estamos à venda. O Banco é do Brasil”.

O Sindicato conta com um grupo de trabalho que busca diálogo com outros agentes e movimentos sociais para traçar estratégias que reforcem a importância social do BB para o conjunto da sociedade, principalmente neste contexto de crise de saúde e econômica mundial.

Eleições Previ

Entre 13 e 27 de julho, os associados da Previ, a Caixa de Previdência dos Funcionários do BB, votarão para renovação da diretoria de Seguridade e dos Conselhos Fiscal, Deliberativo e Consultivo. Durante a reunião, a diretoria do Sindicato manifestou apoio à Chapa 1 – Previ para Associados.

Considerando a relevância da pauta previdenciária, alguns integrantes da Chapa participaram do encontro virtual a convite do Sindicato, entre eles a ex-diretora da entidade Mirian Fochi.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília