Campanha Nacional 2008: Bancários partem para a luta

0

Por: aumento real, elevação e simplificação da PLR, política de aumento para os pisos, PCS para todos, fim do assédio moral e das metas abusivas e previdência para todos os bancários

A categoria bancária reivindica reajuste salarial de 13, 23% (inflação mais 5% de aumento real) e elevação progressiva dos pisos de forma a atingir o piso do Dieese na data-base de 2010. Neste ano, a luta é por 50% da diferença entre o piso da categoria, de R$ 921,49, e o piso do Dieese, o que resulta em um valor de R$ 1.497,75 para o menor salário a ser pago no sistema financeiro. Com o mesmo grau de prioridade desses itens, serão colocadas também na mesa de negociação com os bancos as exigências de PLR maior, de fim das metas abusivas e do assédio moral, e de PCS e plano de previdência complementar para todos os trabalhadores bancários.

As reivindicações e a estratégia da Campanha Nacional deste ano foram aprovadas pelos 825 delegados presentes à 10ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada nos dias 26 e 27 de julho, em São Paulo.

Como estratégia para a campanha, a conferência aprovou mesa e negociação das questões econômicas e sociais com a Fenaban, para toda a categoria, com negociações simultâneas das questões específicas. Será reforçado também o modelo de negociação com a Fenaban por eixos temáticos, como ocorreu no ano passado.

“O resultado da conferência refletiu as discussões ocorridas em Brasília e as deliberações do 4º Congresso. Isso mostra que os bancários do DF estão sintonizados com as discussões de âmbito nacional”, avalia o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

Os bancários decidiram também que a greve geral da categoria deve ser preparada desde já, com mobilização por todo o país, para que possa ser deflagrada com a agilidade e a força necessárias, em caso de intransigência dos bancos nas negociações.

A Campanha Nacional dos Bancários será lançada oficialmente em todo o país no dia 12 de agosto e o Comando Nacional entrega a pauta de reivindicações aos banqueiros no dia 13.

Seminários

Dia 15 de agosto – Seminário dos delegados sindicais do BRB
Dia 23 de agosto – Seminário dos bancos privados