Campanha internacional repudia política trabalhista do Mc Donald’s

0

Inúmeras irregularidades trabalhistas vêm sendo protagonizadas pelas franqueadoras da mega rede de fast food Mc Donald’s. Para combater as ações foi lançada uma campanha em 42 países, com o lema “Sem Direitos não é Legal”. Os trabalhadores do Distrito Federal aderiram à ideia e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares – Sechosc realizou nesta quarta-feira (15), das 11h30 às 14h, ato político em frente ao Mc Donald’s do Setor Hoteleiro Norte.

A principal franqueadora da rede de fast food no DF é Arco Dourado, que detém 14 lojas na capital, cada uma delas com cerca de 50 trabalhadores. De acordo com o dirigente do Sechosc, Leonardo Bezerra, a empresa é uma das que infringem os direitos trabalhistas. “Os trabalhadores não recebem vale-alimentação e são obrigados a comer sanduíche; o piso salarial não é respeitado; não é pago também adicional insalubridade; os funcionários têm de fazer todas as atividades, da limpeza ao atendimento. São várias questões que não podemos mais aceitar”, declara.

Dirigentes da CUT Brasília, aproveitando as atividades de combate ao PL 4330 que precariza o trabalho e retira direitos trabalhistas, estiveram também no ato político diante do Mc Donald’s.

Fonte: CUT Brasília