Caixa: Vitec desrespeita empregados com escala de revezamento

0

Entre as inúmeras denúncias recebidas diariamente pelo Sindicato está a tentativa de implantação da escala de revezamento em algumas áreas da Caixa, principalmente nas ligadas à Vice-Presidência de Tecnologia (Vitec). Com o argumento de estarem amparados no Manual Normativo (RH 035), alguns gerentes estão obrigando os funcionários a trabalharem aos sábados e/ou domingos em troca de uma folga anterior a do final de semana trabalhado, sem pagamento de hora-extra.

Os empregados da Tecnologia da Informação da Caixa queixam-se, também, da promessa do banco de valorizar a área. Atualmente, o que tem acontecido é o oposto: ataques constantes aos direitos trabalhistas têm trazido desmotivação no desempenho das atividades. “A Caixa se esquece o quanto as agências dependem de sistemas funcionando bem para realizar suas tarefas diárias. Desrespeita não só os colegas das áreas afetadas como todos os outros”, diz José Herculano, o Bala, diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN).

 

Os problemas com as escalas impostas aos trabalhadores da Tecnologia, da rede de loterias e da Gerat, foram relatados na última reunião da mesa de negociação permanente, realizada em 1º de março. Os negociadores da Caixa prometeram averiguar as denúncias e tratar o assunto na próxima reunião, e, enquanto isso não acontece, continuam chegando ao Sindicato casos das tentativas de implantação e retaliações aos que manifestam discordância.

 

O diretor do Sindicato Wandeir Severo diz que é lamentável que a Vitec tente, mais uma vez, desvirtuar a jornada de trabalho dos bancários, que é prevista em lei e respaldada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Não é a primeira vez que tentam usar esse manual normativo abusivo contra nós. No entanto, mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadoras não permitirão que essa exploração aconteça”, ressalta ele.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília