Caixa lucra R$ 2,3 bilhões no primeiro semestre e registra crescimento de 36,4%

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Impulsionada pelas operações de crédito, a Caixa Econômica Federal registrou um lucro líquido de R$ 2,3 bilhões no primeiro semestre deste ano. O resultado é 36,4% maior do que o registrado em igual período do ano passado, quando atingiu R$ 1,7 bilhão. Os números constam do balanço divulgado pela direção da empresa.

No fim de junho, o patrimônio de referência da Caixa atingiu R$ 34,7 bilhões (aumento de 13,3% em um ano), enquanto o Índice de Basiléia se situou em 14,6%, superior ao mínimo de 11% exigido pelo Banco Central. O retorno sobre o patrimônio líquido médio alcançou índice anualizado de 28,9%. Em junho deste ano, os ativos administrados pela empresa somavam R$ 937,2 bilhões.

A Caixa continuou atuando como o principal agente operador dos programas sociais do governo federal. Nesse particular, foram realizados cerca de 142 milhões de pagamentos no primeiro semestre de 2011, enquanto os recursos distribuídos totalizaram R$ 70,6 bilhões.

A base de clientes também foi ampliada, alcançando a marca de 54,6 milhões, entre correntistas e poupadores de todas as faixas de renda. Em um ano, por exemplo, a Caixa ampliou em quase 20% sua rede de atendimento, passando de 36,2 mil para 43,3 mil pontos em junho deste ano. Nos primeiros seis meses de 2011 foram realizadas 2,2 bilhões de transações bancárias. A empresa conta, hoje, com 7,4 mil unidades próprias, entre agências, postos e salas de autoatendimento e 35,9 mil correspondentes, dos quais 10,9 mil são lotéricos.

Ao divulgar o seu balanço, a Caixa informa que foi considerada a marca mais forte entre os bancos brasileiros pela pesquisa da revista IstoÉ Dinheiro, elaborada em parceria coma BrandAnalytics/Millward Brown, ficando em 17º lugar na classificação geral, em comparação com empresas de todos os ramos de atividades. Em 2010, segundo o próprio banco, a marca Caixa foi considerada a oitava mais valiosa do Brasil.

 

Fonte: Fenae