Caixa enrola e sindicatos convocam Dia Nacional de Luta nesta quarta (7)

0

 

cef_26_03_2010.jpg
A reunião da mesa de negociação permanente entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e os representantes da direção da empresa terminou com indignação e uma certeza: o banco não pode continuar tratando seus empregados sem o respeito devido.

Depois de horas de conversa, a superintendente da Surse, Ana Telma Sobreira do Monte, disse que a empresa não negociaria o formato da reestruturação das filiais, mantendo assim o clima de insegurança nos trabalhadores, que deverão ser removidos e terão suas vidas pessoal e funcional alteradas. Os dirigentes sindicais presentes avisaram que o movimento responderá politicamente mobilizando a categoria contra os desmandos do banco.

Ao sair do encontro, os representantes dos empregados marcaram um Dia Nacional de Lutas para 7 de abril, em todo o país. “É importante todos começarem a mobilização desde agora para deixar claro que a categoria exige respeito”, disse Jair Pedro, coordenador da CEE/Caixa.

Confira outros assuntos abordados:

Saúde Caixa

O diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Jair Pedro, entregou abaixo-assinado com centenas de assinaturas em defesa de melhorias no Saúde Caixa, tais como a criação de estruturas para cuidar especificamente do Saúde Caixa e da saúde do trabalhador, desvinculadas das Gerências de Filial de Pessoas (Gipes) e subordinadas diretamente à Gerência Nacional de Saúde (Gesad). A reivindicação é para que essas unidades específicas possuam estruturas técnicas e administrativas compatíveis com suas atribuições, eliminando-se a terceirização de atividades.

Reabertura do prazo de adesão ao NESU-2008

Depois de pressão da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf/CUT), com apoio do Sindicato, a direção da Caixa decidiu reabrir o prazo para adesão à Nova Estrutura Salarial Unificada apresentada em 2008. O pedido foi motivado pelo fato da empresa ter manifestado que seria a adesão à NESU-2008 seria pré-requisito para ingressar no novo PCC/PFG.

O novo prazo será entre os dias 1º e 30 de abril.

Eleições de CIPA

Os representantes do banco propuseram que as eleições das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa’s) nas unidades onde há apenas representantes ocorram em ondas no mês de junho. Os membros da CEE/Caixa pediram que o calendário fosse acertado para que, futuramente, as eleições de todas as Cipa’s ocorram simultaneamente.

Exaustores

Laudo técnico apresentado pela CEE/Caixa à empresa no final do ano passado afirma que os modelos de exaustores utilizados pelo banco "não servem nem como paliativos", mas os representantes da direção alegam que os testes foram realizados fora das condições de trabalho e, unilateralmente, decidiram contratar outro estudo.

Para evitar que o assunto acabe numa disputa de laudos técnicos prejudicando a saúde do trabalhador, os dirigentes sindicais propuseram que eles pudessem acompanhar este novo estudo, mas o banco disse não ser possível. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.

Bolsas de graduação

A Caixa afirmou que liberará mais 3 mil bolsas de estudos para graduação de empregados da empresa. Segundo dados do banco, há cerca de outros 3 mil funcionários utilizando bolsas como essas e mais 5 mil já utilizaram desde 2003.

Reunião debate jornada de trabalho

No próximo dia 8, representantes dos trabalhadores e da Caixa voltam a discutir o tema jornada de trabalho
. Os empregados seguem mobilizados pela redução da jornada de 8 para 6 horas sem redução salarial e vão cobrar da empresa celeridade na implantação do novo PCC/PFG.