Caixa e BRB também são denunciados ao MPT por restrição ao teletrabalho

0

A restrição dos bancos à implementação do teletrabalho levou o Sindicato a encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) também contra a Caixa e o BRB. A medida foi adotada nesta terça-feira (24). O Banco do Brasil já havia sido denunciado na última sexta-feira (20), pelo mesmo motivo.

A notificação do Sindicato ao MPT destaca que os bancos estão mantendo elevado contingente de trabalhadores em seus prédios administrativos situados no Distrito Federal, para atividades que são notoriamente compatíveis com o teletrabalho.  

Para a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho”, os bancários das áreas administrativas estão sendo expostos a riscos desnecessariamente. “Ao não seguirem a recomendação para que adotem o teletrabalho, os bancos se mostram insensíveis, para não dizer irresponsáveis, em relação à gravíssima crise sanitária que estamos vivendo”, diz ela.

Na denúncia, o Sindicato lembra também a violação pelos bancos do decreto do GDF que proíbe o atendimento ao público nas agências bancárias e pede providências ao Ministério Público do Trabalho.

“Entendemos que o decreto é claro, e o Sindicato vem negociando com os bancos propostas para avançar ainda mais na proteção da vida dos bancários e clientes”, informa o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, cobra dos bancos atitudes compatíveis com a gravidade da situação. “É preciso adotar todas as medidas necessárias à proteção dos bancários, especialmente em unidades que prestam atendimento ao público e nas grandes concentrações, onde é ainda maior o risco de contaminação pelo coronavírus”.

Evando Peixoto

Colaboração para o Seeb Brasília