Caixa desrespeita democracia ao restringir opção de quem é do REB

0

O Sindicato considera um desrespeito da direção da Caixa para com os empregados a decisão tomada na sexta-feira da semana passada ratificando a decisão do Conselho Diretor em relação aos associados do REG/Replan que pediram migração para o REB em 2002.

Segundo a decisão da Caixa, esses participantes, que hoje pertencem ao REG/Replan, deverão optar pelo saldamento e aderir ao Novo Plano ou, caso contrário, suas reservas serão migradas para o REB.

A atitude é incompreensível. No momento em que a credibilidade é o principal elemento de convencimento para a adesão ao Novo Plano, a Caixa toma essa atitude contraditória, que na prática obriga os participantes à adesão”, critica Enilson da Silva, secretário-geral do Sindicato.

O Sindicato está à vontade para denunciar essa decisão da Caixa, porque sempre combateu a forma pela qual o REB foi criado, com o objetivo claro na época de eliminar passivo da patrocinadora para com a Funcef e assim facilitar a privatização do banco. Por isso o Sindicato orientou a não adesão e chegou a entrar com ação na Justiça, em 2002, para impedir a implantação do REB.

O Sindicato apóia a adesão ao Novo Plano justamente porque ele não apresenta as limitações do REB e não exime a patrocinadora de déficits após a concessão do benefício.

“No entanto, o Sindicato considera que os participantes que aderiram ao REB também têm o direito de escolher qual o melhor plano para eles — seja REG/Replan, seja REB, seja Novo Plano —, sem a imposição da Caixa”, ressalta Enilson. 

A assessoria jurídica do Sindicato está estudando as medidas cabíveis para garantir o direito democrático de os participantes terem esse direito de opção.