Caixa descumpre jornada no teletrabalho. Sindicato denuncia

0

A nova realidade do trabalho com a crise mundial de saúde está afetando a vida dos trabalhadores do ramo financeiro. Nos últimos dias, diante do estabelecimento do teletrabalho para bancários do grupo de risco, o Sindicato recebeu denúncias que tratam da inviabilidade de os empregados exercerem o direito de intervalo intrajornada. Na última semana, a entidade cobrou providências da Caixa por meio de ofício.

Os relatos recebidos dão conta de demandas e videochamadas solicitadas por gestores sem restrição de horário e sem respeito às pausas de repouso ou de alimentação.

Para Fabiana Uehara, diretora do Sindicato, “o empregado em home office tem que ter sua jornada respeitada. É necessário que o gestor combine o horário de trabalho, até porque sabemos que trabalhar em casa nem sempre é fácil, pois existem outras interferências. Além disso, cuidar da saúde mental e física, principalmente durante o isolamento social, é essencial. Quanto menos ansiedade, mais fortalecido fica o organismo”.

No ofício, que foi direcionado à presidência da Caixa e à Gerência Nacional de Relações Trabalhistas (Geret), o Sindicato cobrou respeito à jornada de trabalho, principalmente ao intervalo para repouso e alimentação, com a respectiva orientação aos gestores para não exigir atividades em horário diverso ao estabelecido no contrato de trabalho.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília