Caixa cobra manifestação de adesão à greve para intimidar empregados com corte de ponto. Sindicato orienta não responder

0

A SN Relações Trabalhistas (SUBER) da Caixa divulgou comunicado aos gestores determinando que cobrem dos empregados manifestação de adesão ou não à greve aprovada pelas assembleias virtuais para esta terça-feira (27). A empresa informa que a adesão ao movimento resultará em “homologação do ponto com D – Desconto por falta não justificada”.

Trata-se de tentativa clara de intimidação aos trabalhadores com ameaça de retaliação. O Sindicato orienta os empregados não responderem ao questionamento feito pela empresa.

“Não existe comunicação do empregado à empresa a respeito de sua participação em greve. Só mesmo uma gestão impregnada de autoritarismo para pensar e adotar um procedimento absurdo desse, uma prática flagrantemente anti-sindical. Nossa orientação é para que ninguém assine nada, com nenhum tipo de manifestação a respeito da greve”, protesta a secretária-geral do Sindicato e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara.

O Sindicato e a CEE/Caixa vão enviar comunicação à empresa registrando o protesto contra a intimidação aos trabalhadores.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília