Brasília Debate os 160 anos do Manifesto Comunista nesta terça 13

0

O Sindicato traz ao Teatro dos Bancários nesta terça-feira 13 de maio, a partir das 19h, dentro do Brasília Debate, estudiosos para debater os princípios fundamentais da doutrina, as condições histórico-sociais da época, o seu conteúdo e a sua contemporaneidade no século XXI.

Foram convidados Osvaldo Coggiola, professor de história da Universidade de São Paulo (USP); José de Lima Soares, professor de sociologia da Universidade Católica de Brasília (UCB); Miroslav Milovic e Rodrigo Dantas, professores de filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Sadi Dal Rosso, professor de sociologia da UnB, será o mediador do debate.

Programação

O primeiro painel será Condições histórico-sociais do Manifesto: Revolução Industrial, primeiras formações sindicais, condições objetivas para a centralidade do proletariado como “sujeito revolucionário”, com exposição dos professores Osvaldo Coggiola e Rodrigo Dantas.

Em seguida, será a vez do tema Análise do conteúdo do Manifesto – Materialismo histórico, lutas de classes, dialética, socialismo científico e socialismos, burgueses e proletários etc. O assunto será aprofundado pelo professor Miroslav Milovic.

Na seqüência, os estudiosos debaterão a Contemporaneidade das questões do Manifesto no século XXI – Lutas de classes, desemprego estrutural, crises, proletarização etc. O tema será conduzido pelo professor José de Lima Soares.

Após a exposição dos professores, haverá abertura para perguntas.

“Apesar do tempo, o Manifesto Comunista remete à nossa atualidade, quando o fim das utopias ou das sociedades do Leste Europeu é lido muitas vezes como o fracasso da interpretação marxista ou a sua condenação”, afirma o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

“Na verdade, o documento de Marx e Engels tem uma imensa capacidade de ressonância em nossa atualidade e ainda colocam parâmetros para pensarmos a política e projetos de sociedade. Ou seja, o fato de ser antigo não o torna obsoleto ou condenado ao esquecimento”, complementa Edu-ardo Araújo, diretor do Sindicato.

Debate continua na UnB

No dia 14 de maio (quarta-feira), os debates continuam na UnB. Será no anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face), a partir das 9h.

O projeto

O Brasília Debate é um espaço que o Sindicato coloca à disposição da categoria bancária e dos brasilienses para a discussão de idéias sobre os temas relevantes da contemporaneidade. É realizado uma vez por mês, no Teatro dos Bancários, sempre com a participação de intelectuais e personalidades de destaque da vida cultural, política, econômica e social do país.