Bradesco e Itaú são alvo de protestos do Sindicato em mais um Dia Nacional de Luta

0

Em mais um Dia Nacional de Lutas, seguindo calendário da Campanha Salarial 2007, o Sindicato percorreu nesta quinta-feira 13 mais de 30 dependências do Bradesco e Itaú, a maioria delas localizadas no Plano Piloto.

Ativa

Em mais um Dia Nacional de Lutas, seguindo calendário da Campanha Salarial 2007, o Sindicato percorreu nesta quinta-feira 13, data do terceiro e penúltimo bloco de negociações com a Fenaban, mais de 30 dependências do Bradesco e Itaú, a maioria delas localizadas no Plano Piloto.

Amostra

Além de pressionar os banqueiros para que negociem com mais seriedade as reivindicações da categoria, o objetivo dos protestos foi chamar a atenção da população para as principais bandeiras dos bancários nas negociações, incluindo aquelas que afetam diretamente clientes e usuários. Entre elas, as garantias de emprego e contra dispensas imotivadas, o combate à terceirização e a ampliação do horário de atendimento das agências, com a criação de dois turnos de trabalho e a contratação de mais bancários.

Ativa

"São questões de interesse também da população, já que a contratação de mais funcionários, por exemplo, com o aumento do número de caixas, diminuiria o tempo e o tamanho das filas”, explicou o presidente do Sindicato, Rodrigo Lopes Britto. Irreverente, o ato contou com a performance de um palhaço, numa personificação à sátira contida no Bancário Cidadão – publicação dirigida a usuários e clientes -, em que o Sindicato denuncia a política de obtenção de lucro dos bancos às custas da exploração dos bancários e da cobrança de altas tarifas e juros exorbitantes da população, sem contrapartidas.

O Dia Nacional de Luta é realizado toda semana no mesmo dia das negociações com a Fenabam. As atividades vão culminar com uma série de reuniões com autoridades em Brasília, agendadas para a última semana de setembro.