Banqueiros dizem não às reivindicações sobre emprego e saúde

0


Emprego

As reivindicações sobre emprego foram tratadas na primeira rodada de negociação da Campanha Nacional 2015. Os representantes dos bancos não assumiram nenhum compromisso com a manutenção dos empregos da categoria e ainda afirmaram ser favoráveis à terceirização irrestrita.  

A Fenaban negou haver demissões no momento e seus dirigentes também se mostraram contrários à Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que disciplina o término de contrato de trabalho pelo empregador e determina a necessidade de justificativas para a dispensa. “Isso nunca deu certo”, alegou Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações Trabalhistas da entidade patronal.

Saúde e condições de trabalho

Repetindo o comportamento nas discussões sobre emprego, a Fenaban não aceitou nenhuma reivindicação sobre saúde, condições de trabalho e segurança na segunda rodada (dupla) de negociações da Campanha 2015 concluída no dia 3, em São Paulo. A Fenaban chegou a afirmar que os bancários estão satisfeitos com relação a essas questões.

Igualdade de oportunidades

Na rodada de negociações sobre igualdade de oportunidades, no último dia 9, o não continuou sendo a palavra usada pelos banqueiros na hora de negociar as reivindicações dos bancários que visam corrigir discriminações históricas de gênero, raça e orientação sexual nos locais de trabalho.

Durante a negociação, o Comando Nacional dos Bancários ressaltou a necessidade de democratizar o acesso ao trabalho para mulheres, negros, indígenas, homoafetivos e trabalhadores com deficiência, para que tenham igualdade de condições de contratação, independentemente de idade e condições econômicas.

“Os bancários devem ficar mobilizados porque os próximos dias serão decisivos para a definição dos passos seguintes da Campanha Nacional. E caso os banqueiros continuem intransigentes e desdenhando da nossa pauta de reivindicações, estarão pavimentando o caminho para a greve da categoria”, adverte o presidente do Sindicato,
Eduardo Araújo.

Calendário de negociações

Fenaban
15/9-Saúde (mesa extra)
16/9 -Remuneração

Caixa

18/9-Contratação, condição das agências e jornada

Banco do Brasil

18/9-Remuneração e plano de carreira

Da Redação