Bancários vão retomar mobilizações contra demissões no Itaú Unibanco

0

A Comissão de Organização de Empregados (COE), órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com o Itaú, decidiu que as mobilizações contra as demissões que estão acontecendo no Itaú Unibanco serão retomadas. A reunião aconteceu na terça-feira (28), em São Paulo, e reuniu representantes da COE de todo o país.

O diretor do Sindicato e funcionário do banco, Washington Henrique, participou da reunião e frisou que as manifestações não se limitarão ao eixo Rio – São Paulo, uma vez que capitais como Belo Horizonte e Brasília também tem sido atingidas com os desligamentos. Segundo ele, de junho de 2010 a junho deste ano, 70 bancários perderam o emprego no DF. “O Sindicato está organizando mobilizações para combater essa onda de demissões, percorrendo as agências para ouvir os empregados, que têm sofrido com a insegurança em relação ao emprego”, explicou Washington.

 

Na mobilização está previsto também o relançamento da campanha nacional contra as demissões, deflagrada em 2010. A ideia é organizar atividades e materiais específicos para mobilizar os trabalhadores e denunciar aos clientes as práticas do Itaú Unibanco. O aumento do número de demissões, relatado por dirigentes sindicais de todo o país, mostrou a imposição de uma grande rotatividade no emprego por parte do banco, demitindo principalmente os trabalhadores com maior tempo de casa.

Pricilla Beine
Do Seeb Brasília, com Contraf-CUT