Bancários satirizam propaganda do Itaú Unibanco no segundo dia de protestos contra as demissões

0

KJKJA_082

 

Os protestos do Sindicato pelo fim das demissões no Itaú Unibanco chegaram nesta quarta-feira (15) às agências do Lago Sul, Guará e Núcleo Bandeirante. “As demissões estão acontecendo por todas as regiões do Brasil, acarretando sobrecarga de trabalho e piora no atendimento. Não ficaremos calados diante de uma situação dessas, ainda mais porque o banco não tem motivos para demitir. Basta olhar o lucro exorbitante que alcançou no ano passado, recorde histórico de mais de R$ 14 bi”, diz José Avelino, presidente da Fetec-CN.

 

KJKJA_046

 

Mesmo diante desse resultado extraordinário, o balanço de 2011 apontou o desligamento de 4.058 trabalhadores. Em Brasília, já foram 11 demitidos só de janeiro até agora.

 

Para chamar a atenção da categoria e dos clientes sobre essa realidade, o Sindicato está realizando atividades embaladas por marchinhas de Carnaval entrecortadas por uma marcha fúnebre, além de uma encenação teatral satírica sobre a propaganda do banco que está no ar que o promove como uma instituição que se preocupa com questões socioambientais. Ao contrário do que veicula o comercial, na encenação feita pelo Sindicato o “bebê dos trabalhadores” chora cada vez que ouve sobre o valor das taxas bancárias cobradas pelo Itaú, as longas filas e as demissões.

 

KJKJA_033

 

“Estamos fazendo a nossa versão da propaganda do banco para chamar a atenção da sociedade sobre a exploração de clientes e usuários promovida pelo Itaú, além da demissão dos bancários. Estamos fazendo um contraponto, produzindo nossos vídeos para divulgar a realidade dos trabalhadores na mídia alternativa, já que o banco é um dos maiores anunciantes das emissoras de TV”, ressalta Garcia Rocha, secretário de Cultura e Esporte do Sindicato.

 

KJKJA_010

 

A população apoiou a manifestação dos bancários e mandou recado para o banco. O servidor público José Alberto, por exemplo, conta que não é cliente do Itaú porque sempre que precisa do banco encontra as agências lotadas. “Eu venho só quando tenho que resolver algo que é exclusivamente desse banco porque fico pelo menos 30 minutos na fila”, relata José. O pintor Valdemar Dias completa: “eu acredito que o problema das agências lotadas é por causa do número insuficiente de funcionários”.

 

Na terça-feira (14), o Sindicato percorreu sete agências, nas Asas Sul e Norte. As atividades prosseguem nesta quinta.

 

Negociações

 

Os representantes dos trabalhadores retomaram as negociações com o Itaú no último dia 10 de fevereiro, em São Paulo. O diretor do Sindicato Washington Henrique participou da negociação e colocou em debate o fim das demissões imotivadas no banco. “Em princípio, o Itaú não admitiu a quantidade de demissões, mas mostramos os dados levantados pelo movimento sindical. Cobramos uma postura mais respeitosa para com os funcionários na prática e não somente nas propagandas difundidas na mídia”, afirma.

KJKJA_138

 

Os dirigentes sindicais também fizeram a entrega da minuta específica de reivindicações dos funcionários, que inclui nove itens: emprego, remuneração, metas abusivas, saúde e condições de trabalho, segurança bancária, liberdade sindical, previdência complementar, plano de saúde e igualdade de oportunidades.

 

Assista aqui à cobertura das manifestações pela TV Bancários

      

 

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília