Bancários reforçam defesa dos bancos públicos em ato no Ministério da Fazenda

0

Bancários de todo o país vão realizar um ato em defesa dos bancos públicos nesta quarta-feira (15), às 10h, em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília. Os trabalhadores também protestarão contra as resoluções 22 e 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). Elas determinam a redução das despesas das empresas estatais com a assistência à saúde dos trabalhadores e limitam a 6,5% da folha de pagamento a participação no custeio dos planos de saúde dos funcionários pelas empresas públicas. As medidas também proíbem a inclusão de novos funcionários nos planos de saúde das empresas públicas.

Trabalhadores de outras categorias, organizados no Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, também aderiram às manifestações e vão participar do ato em Brasília e daqueles que forem realizados em outros locais do país.

As determinações da CGPAR enfraquecem os planos de saúde de autogestão e são mais uma medida que visa empurrar os trabalhadores para os planos privados. Trata-se de mais um golpe do governo Temer e seus aliados contra a saúde, que vem a reboque do congelamento de investimentos públicos em saúde e educação por 20 anos. Por outro lado, o governo golpista autorizou a isenção de multas aplicadas às operadoras dos planos de saúde e o reajuste acima da inflação dos valores cobrados dos usuários, além de ter tentado estipular o aumento do percentual da franquia a ser paga pelos pacientes para determinados plano e serviços utilizados.

Revogação das resoluções da CGPAR

Além dos atos desta quarta-feira, os trabalhadores buscam a revogação das resoluções da CGPAR pela via legislativa com o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Por meio de uma enquete da Câmara dos Deputados, os bancários podem concordar com o projeto da deputada, que visa sustar as resoluções da CGPAR. Participe!

Da Redação com Contraf-CUT