Bancários paralisam mais cinco agências e mandam recado ao Itaú: Chega!

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Dando sequência à Campanha de Valorização dos Funcionários do Itaú, lançada na segunda-feira passada, bancários das agências com horário estendido de Águas Claras, Park Shopping, Pátio Brasil, Iguatemi e Conjunto Nacional paralisaram suas atividades nesta quarta-feira 24, em mais um protesto organizado pelo Sindicato contra as demissões e por mais contratações.    

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A atividade, que durou das 17h às 20h, tem dois objetivos principais: chamar a atenção da sociedade para as péssimas condições de trabalho e atendimento nas unidades e pressionar o banco a negociar as reivindicações dos trabalhadores. Explica a diretora do Sindicato Louraci Morais: “ao mesmo tempo em que figura no topo da lista dos bancos que atuam no Brasil que mais lucram, o Itaú é também um dos que mais demitem. Para se ter uma ideia, num intervalo de apenas dois anos, mesmo com lucro acumulado de mais de R$ 28 bi, foram mais de 13 mil demitidos. Isso é um verdadeiro descalabro e não vamos nos calar diante dessa situação”.

 

Não à discriminação

Com faixas e camisetas estampando dizeres como “Chega, Itaú! Fim da pressão que adoece” e “Chega, Itaú! Fim da discriminação no horário estendido”, os dirigentes sindicais distribuíram jornal aos clientes e usuários explicando as razões das manifestações do Sindicato, entre as quais estão o fim das metas abusivas, que tanto adoecem os bancários, e a reivindicação pela ampliação do horário de atendimento ao público das 9h às 17h, desde que com dois turnos de trabalho e mais empregados.  

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“Trata-se de um pleito antigo dos funcionários, que está nas mãos do banco e nada é feito”, conta Roberto Alves, o Robertinho, diretor do Sindicato, se referindo ao horário estendido. “Pelo contrário. O que o Itaú fez foi piorar as condições de trabalho ao estender de forma unilateral o horário de atendimento ao público, mas não para todos e prejudicando a vida pessoal dos funcionários. Ao contrário do que anuncia na mídia, no caso do horário estendido, o Itaú é feito apenas para os correntistas”, denuncia. Resultado: sofrem os bancários, sofre a população.

‘Esse bancário sou eu’

O mote da Campanha de Valorização dos Funcionários é inspirado na música de Roberto Carlos ‘Esse cara sou eu’. Foi construído no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado no início do mês, de onde foram tiradas resoluções para pressionar o banco a negociar, além de melhores condições de trabalho, o fim das demissões e da política de rotatividade.

Diz um dos versos da paródia: “o cara que só pensa no programa AGIR toda hora, sempre com medo de perder o emprego. Que deixa de lado estudos e a família, que aceita o horário estendido, que sofre para bater as metas, que encara perigos como assaltos e doenças. Esse cara que, mesmo sendo caixa, é cobrado com metas diárias, mas que não recebe nenhum centavo do programa. Esse bancário sou seu!”.

  •    Clique aqui para ouvir a paródia de ‘Esse cara sou eu’

O lançamento da Campanha em Brasília foi marcado por paralisações. Os bancários das agências com horário diferenciado do Setor Hospitalar Sul, da 510 Sul e da 504 Norte cruzaram os braços das 9h às 11h. No mesmo dia, as unidades com horário estendido da 516 Sul, da 510 Sul e da 504 Norte tiveram suas atividades suspensas das 16h às 19h. As unidades bancárias da 510 Sul e 504 Norte paralisadas parcialmente na parte da tarde não foram as mesmas fechadas no período matutino.

Renato Alves
Do Seeb Brasília