Bancários paralisam agência contra demissões no Itaú Unibanco

0

Com o apoio do Sindicato, os bancários paralisam nesta quarta-feira (18) os serviços da agência do Itaú Unibanco Financial Center, localizada na Asa Norte, para protestar contra as demissões no banco em todo o Brasil. Das 11h às 12h, haverá interrupção do atendimento para exigir uma postura de responsabilidade social da instituição financeira, com mais valorização dos funcionários e melhores condições de atendimento aos clientes e usuários.

 

Somente em maio, foram demitidos mil bancários em São Paulo. Em Brasília, o Sindicato também recebeu reclamação de um bancário demitido no último dia 13 de maio sem justificativa. O funcionário ficou afastado com problemas de LER/Dort (doenças ocupacionais), causados pelo excesso de trabalho e acabou demitido meses após retornar ao trabalho.

 

O Sindicato enviou uma carta pedindo explicações à direção do Itaú Unibanco sobre a demissão injustificada do bancário. Diante do crescimento da economia brasileira e dos lucros do sistema financeiro, os representantes sindicais não aceitam demissões e reivindicam melhores condições de trabalho, uma vez que muitos funcionários estão acometidos por doenças ocupacionais.

 

“Na última negociação, o Itaú Unibanco informou que tem um programa de controle dos funcionários licenciados em decorrência de afastamento médico e que faz um trabalho específico com eles, no entanto, a realidade é outra. Tanto que, o bancário com 16 anos de banco foi demitido sem explicações e sem acompanhamento do banco depois que voltou da licença”, denuncia Louraci Morais, diretora do Sindicato e funcionária do Itaú Unibanco.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília