Bancários lançam Campanha Nacional 2013 nas ruas do DF

0

IMG 8454

‘Vem pra luta’ é o tema da Campanha Nacional dos Bancários 2013. A conclamação para unidade e mobilização de toda a categoria, bem como dos clientes e usuários do sistema financeiro, foi reforçada durante o lançamento oficial da iniciativa no Distrito Federal. O ato ocorreu na quinta-feira (1º), na Praça do Cebolão, localizada no Setor Bancário Sul.

Veja aqui a galeria de fotos da atividade.

Durante a atividade, os bancários divulgaram as reivindicações e os problemas enfrentados no seu dia-a-dia. Organizado pelo Sindicato, o ato também contou com a participação dos diretores da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Os bancários lutam por melhores condições de trabalho: mais contratações, valorização dos pisos salariais, fim das demissões e descomissionamentos imotivados, igualdade de oportunidades, fim do assédio moral, mais segurança, entre outros itens relevantes.

Unidade

“A nossa luta é unificada porque os problemas e soluções são semelhantes, independentemente da instituição em que trabalhamos. Precisamos estar sempre unidos e mobilizados para arrancar dos patrões novas conquistas”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que integra o Comando Nacional dos Bancários, grupo de representantes dos trabalhadores de todo o país que negocia diretamente com os bancos.

IMG 8234-2

“É muito simbólico para nós que a abertura da campanha ocorra na Praça do Cebolão, uma vez que o local está situado no coração financeiro do DF. Este é o momento para conversarmos com os bancários e a população sobre nossa estratégia de luta e reforçarmos a necessidade de mobilização. É urgente avançar nas conquistas para melhorar as condições de trabalho, a segurança e a saúde dos bancários”, completou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo.

O Comando Nacional dos Bancários entregou a pauta de reivindicações da Campanha 2013 à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 30 de julho, em São Paulo. As minutas de reivindicações específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também foram apresentadas para as direções dos bancos na mesma data.

Negociação

A primeira negociação com a Fenaban está marcada para a próxima quinta-feira (8). Na ocasião, serão discutidos saúde e segurança. Se necessário, a reunião continuará na sexta-feira (9).

“Conclamamos a todos que se juntem na luta dos bancários. Afinal, as nossas reivindicações são importantes para toda a população”, destacou o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Cristiano Severo.

O diretor da Fetec-CUT/CN Juliano Rodrigues convidou a população a se unir à luta dos trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas. “A população também será beneficiada com mais funcionários e taxas menores de juros”, argumentou.

Luta contra o PL da terceirização

Durante o lançamento da Campanha 2013, os bancários também destacaram os riscos da aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que libera por inteiro a terceirização e aumenta a precarização do trabalho.

Secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Wadson Boaventura comentou as consequências nefastas que o PL pode trazer para o Brasil. “Nós temos um grande desafio contra a legalização da terceirização no país, inclusive dos correspondentes bancários. Esse PL permite uma terceirização generalizada, incluindo a atividade-fim nas empresas e demais órgãos públicos. Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional, será a precarização do trabalho e o fim do concurso público no Brasil”, alertou.

Aprovados do BB reclamam da demora nas contratações

Próximo à Praça do Cebolão, em frente Edifício Sede III do BB, aprovados no concurso do banco de 2012 realizaram grande ato pacífico para cobrar da instituição financeira agilidade nas contratações.

Os aprovados no certame transformaram o local em um verdadeiro cemitério, com cruzes e um caixão para representar o enterro dos sonhos dos aprovados pelo BB, que não contrata novos funcionários. São 2.558 aprovados no concurso em todo o país, mas o banco chamou menos de 400 pessoas.

Uma faixa com os seguintes dizeres: “Estamos de luto! O BB está matando os sonhos dos seus aprovados de 2012” resumiu o sentimento dos aprovados.

O Sindicato apurou que somente no DF há um déficit de mais de 200 funcionários. Apesar do número insuficiente de bancários, as contratações ocorrem lentamente. “A demora nas contratações potencializa a sobrecarrega de trabalho dos bancários das agências da região, que já sofrem com a cobrança excessiva de metas. A consequência dessa triste realidade é o aumento das doenças relacionadas ao trabalho e do número de funcionários afastados por motivos de saúde”, explicou Eduardo Araújo.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília